Aos poucos Celso define seu secretariado

AOS POUCOS O PREFEITO CELSO GÓES DEFINE O SECRETARIADO

Gradativamente e com alguns questionamentos dos que “ficaram de fora” o prefeito eleito de Guarapuava Celso Góes está definindo os seus colaboradores diretos – primeiro escalão – ou seja, o secretariado da Prefeitura, para, à princípio, trabalharem nos próximos quatro anos de governo.

Claro gente, os que sonhavam com uma secretaria e não ganharam esse presente (ou compromisso) ficaram chateados e tecem críticas, as vezes sem razão. Me vem a pergunta. Quais são os critérios para a escolha do Secretário? Pesa o que? Companheirismo? Curriculum? Puxa-saquismo (existe isso na política em Guarapuava?); Competência? Afilhados? Parentes? Cuidado com o nepotismo. O MP está de olho.

QUALIFICAÇÃO

Somos mais o “fator/currículo” mas opino do meu jeito: na política do País do grande Jair Bolsonaro (nada contra a esquerda) a qualificação profissional vale muito, se bem que já vi muito secretário ou ministro que nada sabia de saúde mas que foi um dos melhores (haja Serra’s) desse Brasil. Também já notei secretário de saúde que escrevia farmácia com PH e que no final do mandato foi o melhor de todos (isso lá no nordeste); mas existe o cargo muito bem entregue ao companheiro de luta diária; de amizades profundas e de indicação de um apoiador de valor que ajudou na campanha eleitoral. Tem de tudo. Quem ficar de fora desses maravilhosos cargos, lamente apenas. Engula o choro e torça pelo escolhido. O foco é Guarapuava.

EXEMPLO

Em Guarapuava o futuro secretário ou chefe de gabinete (90% de chances dar Mino na cabeça, e por merecimento) mas está a critério absoluto do Góes. O novo prefeito já escalou para auxiliá-lo, por exemplo, o atual vice prefeito Itacir Vezzaro na agricultura (acertou em cheio); a simpática Rita Felchak na área de arte e cultura (gostei); a outra mulher – a jovem senhora Rosangela Virmond para a assistência-social (alguém questionou, e logo fui ver o seu currículo. Outro acerto. Rosangela é advogada, mãe e é pessoa do bem.

OUTROS

PRI

Sim, a jornalista Priscila Schran que sempre lutou a favor das mulheres sofridas da sociedade guarapuavana, foi lembrada pelo Góes. No meu “modesto” entendimento, outro acerto. Portanto, notaram, são três mulheres no governo municipal. Pode vir a Maria José ainda, como a quarta. Em resumo, as mulheres competentes estão aí para o que der e vier na administração do município do 3º planalto paranaense. O povo cobrará o trabalho, não temos dúvidas.

TEM MAIS

Temos o engenheiro Ribas no elo Prefeitura de Guarapuava e Câmara Municipal. Dizem que esse moço foi escolhido a “dedo” e é competente. Substituição: o Mino deixou a Fundação Proteger para ir se instalar na rua Brigadeiro Rocha. Os outros cargos saem essa semana, se Jesus Cristo e São Cosme e Damião quiserem.

STIMER

Citei Cosme e Damião, lembrei do ex-vereador Cosme Stimer (afilhadíssimo do Carli) que poderá ser o secretário de esportes. De bola (esportes) o palmeirense entende. Aí vale o curriculum e a vivência. Se confirmada tal escolha ele precisará sim, de uma boa assessoria técnica. Aprovamos o Cosme no esporte, mas poderá ser convidado o grande Miltinho Roseira. Fala prefeito!

BONA

Grande Ari Bona que já foi sacerdote e dos bons e esteve também na secretaria de assistência social (ERA-Cesar Filho) e deu conta do recado. Agora por convite do prefeito Celso Góes vai ocupar a direção da Fundação Proteger no lugar do Antonio Carlos Mino. Acertou também, mesmo aos “gritos” de alguns que ficaram de fora. Nunca se agradará a todos. Jesus agradou? Boa indicação.

EXPECTATIVA

Nesta semana se definem os novos secretários de Celso Góes: na Comunicação estão falando do Rauen; na Saúde é uma incógnita. O pessoal sempre lembra da vereadora Maria. Na ouvidoria tem gente apostando no Luciano Gago; Surg (psiu! poderá ser o vice Samuel Ribas); Habitação? Sai Flavio? Na Administração deve permanecer quem está lá. Na Educação a professora Dora é a mais cotada. Pessoal, chega de chutar. Esperem um pouquinho mais. No Procon esperam que seja a dra Luana Esteche. Competentíssima. Ariel Kramer deve permanecer no órgão. Ele é ótimo.

CÂMARA

Tenho ouvido alguns burburinhos (sussurros) de que o vereador João Napoleão poderá continuar na presidência do Legislativo de Guarapuava em 2021. Comentam que os seus contatos com os novos vereadores/votantes estão adiantados (e o homem do chapéu tem uma lábia senhores) embora os futuros concorrentes de campanha, vereadores Paulo Lima e Pablo Almeida, tem chances imensas de tirar o João do poder. Briguinha ou consenso?