Dr. Antenor afirma que ampliará equipes de Saúde da Família

De acordo com Dr. Antenor, o fato de ele ser médico da rede pública há 25 anos reforça o compromisso que ele tem com a área

A prevenção é o caminho para melhorar a saúde em Guarapuava, segundo o candidato Dr. Antenor. Por isso, ele propõe a ampliação no número de equipes de Saúde da Família.

Atualmente, o município possui 28 equipes – não houve, segundo Dr. Antenor, aumento nos últimos anos. Ele diz que é possível chegar perto de 70, contratando mais médicos, enfermeiros, auxiliares e atendentes. A cobertura em Guarapuava ainda é muito precária e pode ser ampliada, chegando perto de 100%.

Dr. Antenor lembra que saúde de qualidade é uma obrigação constitucional que ele colocará em prática. A Constituição estabelece que a saúde é direito do cidadão e dever do Estado. A saúde tem que estar descentralizada, com controle social. Todas as partes da cidade têm de receber atendimento.

De acordo com Dr. Antenor, o fato de ele ser médico da rede pública há 25 anos reforça o compromisso que ele tem com a área. Tem que ter condução do gestor. Eu estou dentro da saúde e sei onde está cada gargalo. A garantia sou eu mesmo, afirma.  Eu sempre quis permanecer na saúde pública. As pessoas que me conhecem sabem a forma humanizada como eu atendo.

Outro olhar

O candidato lembra que, apesar de muitos lembrarem da saúde apenas na doença, o poder público pode atuar de várias maneiras para que haja melhor qualidade de vida à população. Ações na área da Educação, do Esporte e da Cultura contribuem para a melhora dos indicadores na área. A cultura pode resgatar para a vida pessoas que entrariam na criminalidade. A atividade desportiva promove qualidade de vida. A escola pode ser um centro de referência, estimulando ações culturais. Isso tudo é saúde, porque ocupa a mente das pessoas.

Mais propostas

Dr. Antenor propõe a criação de dois Centros de Atendimento de Doenças Pediátricas Respiratórias e para Idosos no período de inverno, utilizando estrutura já existente no município. No inverno muitas crianças e idosos morrem por doença respiratória. Eu vivi muito o drama de não ter vaga para internar uma criança que estava precisando. É preciso ter um local para que ela receba atendimentos, como medicação endovenosa, até conseguir vaga.

Dr. Antenor propõe ainda a efetivação do plano de cargos e salários dos funcionários da saúde. O plano está muito vinculado à questão da qualificação do profissional. Você tem que ter formação permanente dos diversos profissionais. Temos de ter equipes motivadas, dentro de uma política pública de valorização que venha do próprio gestor.

Segundo Dr. Antenor, essas são apenas algumas das propostas para a saúde, que serão detalhadas durante a campanha eleitoral.

O Jornal Extra Guarapuava está disponibilizando o mesmo espaço aos demais candidatos a prefeito neste pleito eleitoral.