Paraná tem 192 mil imóveis inseridos no Cadastro Ambiental Rural

A menos de cinco meses do prazo final para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Paraná tem 192 mil propriedades inseridas no Sistema. Juntas, elas somam mais de 7 milhões de hectares e representam 36% do total dos imóveis rurais do Estado.
Com esse resultado, o Paraná continua sendo o quarto estado com maior número de imóveis cadastrados, atrás apenas de Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. O estado é o segundo do país em número de propriedades rurais, com 532 mil unidades.
O município com maior número de imóveis cadastrados, de acordo com o relatório, é Assis Chateaubriand, que tem 3.259 propriedades inscritas. A lista segue com Marechal Cândido Rondon (com 2.411), Toledo (2.262), Santa Helena (2.053) e Cascavel, que registrou 2.051 imóveis.
Do total de registros feitos no estado, há também 309 cadastros de Imóveis Rurais de Assentamentos da Reforma Agrária.

IMPORTÂNCIA – O relatório divulgado pelo IAP, órgão responsável pela gestão e homologação dos cadastros no estado, avalia as inscrições feitas de 5 de maio de 2014 a 31 de dezembro de 2015. Os dados mostram que a partir do momento que o Governo Federal prorrogou por mais um ano o prazo final para fazer o CAR o número de cadastros vem diminuindo mês a mês. Precisamos reforçar com os produtores rurais a importancia de cadastrar seus imóveis e as dificuldades que vão encontrar no caminho caso não se registrem a tempo, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.  Os proprietários que ainda não efetuaram o cadastro têm até dia 5 de maio para regularizar suas propriedades. Quem perder o prazo terá dificuldades para conseguir linhas de crédito e financiamentos, além de não obter benefícios previstos no Novo Código Florestal, como a suspensão de multas ambientais e da continuidade de ocupação de áreas consideradas consolidadas pela nova legislação.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico que tem o objetivo de ajudar na identificação e na integração das informações ambientais, contribuindo para a regularização ambiental das propriedades rurais no país.

O sistema, criado pelo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), é gerenciado pelo Governo Federal e os cadastros do estado serão homologados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

As inscrições devem ser feitas no site do Governo Federal www.car.gov.br