Vaquinha virtual pretende arrecadar 13º salário para funcionários do Instituto Virmond

Instituição decidiu parcelar o abono dos servidores em cinco vezes, com 1ª parcela para o final de janeiro

Depois do comunicado, feito pelo Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza), de que o 13º salário dos funcionários seria dividido em cinco vezes, com a primeira parcela sendo paga só em janeiro de 2021, um grupo de amigos, liderado por Polly Lima e Adriana Morais, resolveu criar uma vaquinha virtual para arrecadar o montante.

Em conversa com nossa reportagem, uma funcionária, que pediu para não ser identificada, falou das dificuldades que o Instituto Virmond vem passando e que, agora, se reflete no adiamento do 13º salário.

“O hospital passa por uma crise financeira há muito tempo, sempre com atraso de pagamento dos funcionários, com alegação da direção de que precisa de uma verba, que o hospital depende uma verba que vem do governo para poder pagar os funcionários. Sempre alega-se isso, sempre precisa dessa verba. Esse mês, há uma semana, os funcionários foram comunicados que 13º iria ser pago em cinco parcelas, sendo a primeira a partir de janeiro”, declarou.

A funcionária enalteceu a mobilização de parte da sociedade para ajudar os funcionários a não ficar sem receber seu 13º. “Todo mundo se movimentou, e a sociedade para nos ajudar organizou uma vaquinha. A vaquinha virtual é uma atitude da comunidade, mesmo, da sociedade que se mobilizou em prol dos funcionários. Essa a empatia vem de todas as pessoas da comunidade. Pessoas que tem à frente da organização nomes como Adriana Morais Alcione Ribas, Polly Lima, que não mediram esforços para nos ajudar”, contou.

Para a funcionária, o resultado da vaquinha virtual pode ser um alento para os trabalhadores, neste fim de ano. “A gente está contando muito com a ajuda deles, sim, não vou negar. Existem pessoas dentro do hospital, que são pai e mãe de casa e que hoje estão passando dificuldades. Além disso é Natal, todo mundo quer comprar uma coisa diferente, todo mundo quer um Natal mais sortido na mesa, aí fica difícil, né, sem o 13º”, concluiu.

Nota do Instituto – Por meio de uma Nota Oficial, o Instituto Virmond de Guarapuava comunicou os servidores que o 13º salário será pago em cinco parcelas. De acordo com a direção do Hospital, a medida drástica foi tomada após o Governo do Estado ter negado a antecipação de receita do SUS, que seria utilizada para o pagamento do 13º salário. Além disso, o Hospital justifica a queda de receita devido à pandemia de coronavírus como outro motivo para o parcelamento.

Para quem quiser colaborar, é só acessar o link da vaquinha virtual AQUI.

Também existe uma conta, em nome do sindicato, para depóstio:

Conta Bancária: Caixa Econômica

Banco:104

AG: 0389

CC: 5914-6

CPNJ: 84.789.254/0001-20

Sindicato dos Empregados em estabelecimentos de Serviços de Saúde de Guarapuava (SEESSG).