UniGuairacá vai ofertar serviços judiciais gratuitos

Atendimento será por meio do Núcleo de Prática Jurídica, sediado nas dependências da instituição

A UniGuairacá firmou um acordo de cooperação com a Justiça Federal para oferta de serviços judiciais gratuitos à população. O acordo foi assinado pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal José Antonio Savaris, a juíza federal diretora do Foro da Subseção Judiciária de Guarapuava. Marta Ribeiro Pacheco, o reitor da instituição, Juarez Soares, e a coordenadora do curso de Direito, Mirian Aparecida Caldas.

O acordo prevê atendimento por meio do Núcleo de Prática Jurídica, sediado nas dependências da instituição. Para a coordenadora, isso contribui grandemente para a formação dos estudantes.

“Nesse espaço, eles podem estagiar voluntariamente desde o primeiro período do curso, tendo a oportunidade de acompanhar processos do seu início ao fim, sempre sob a supervisão de um professor”, explicou o reitor.

“A UniGuairacá tem como missão formar profissionais com excelência acadêmica e forte caráter humanístico e instruir a comunidade escolar a engajar-se na institucionalização de uma sociedade justa, solidária e fraterna. O trabalho social é um dos fundamentos da instituição, incentivando os alunos à formação humana, conforme apontou o Reitor. Já temos convênio com a Justiça Estadual e esta parceria com a Justiça Federal reafirma o nosso compromisso”, completou.

A juíza federal, Marta, destacou a relevância desse serviço para a comunidade. “O serviço será de extrema relevância, tanto para os alunos que têm a vivência da profissão, quanto para o jurisdicionado que vai receber um bom atendimento. A gente sente na população de Guarapuava e região uma carência por informação e essa parceria é uma excelente oportunidade de a população ter acesso à justiça”.

Quem pode participar 

Para receber o atendimento no Núcleo de Prática Jurídica, é necessário buscar encaminhamento pela Justiça Federal, conforme explicou Mirian. “De acordo com o nosso convênio, os interessados devem preencher o requisito de baixa renda, recebendo até dois salários mínimos e ter apenas um imóvel no nome. A partir do dia 22 de agosto já estaremos atendendo”.