Serviço de Direito gratuito da UniGuairacá celebra mais uma conquista

Núcleo de Práticas Jurídicas transforma luta de seis anos em vitória para família de paciente

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UniGuairacá, serviço de Direito gratuito, celebra mais uma conquista, proporcionando um benefício de grande importância para a família da dona de casa Andréia Janice Muller.

O caso envolveu a luta de uma mãe, que, há mais de seis anos, vinha lutando para conseguir um benefício para sua filha Jennifer, hoje com 14 anos, que é portadora de epilepsia e necessita de medicamentos controlados.

“Eu descobri a doença dela quando era pequena, mas até então eu não sabia que tinha direito de benefícios. Mas pela doença, ela desmaia, passa mal e precisa de medicamento controlado. E desde então, essa tem sido uma batalha bem grande”.

Andréia relatou a jornada difícil enfrentada para garantir o benefício: de obstáculos e “nãos” de peritos do INSS, até ser aconselhada pela assistente social da APAE a buscar apoio na Justiça Federal.

Diante disso, o NPJ da UniGuairacá se tornou um aliado crucial nessa batalha. Trabalhando no caso de novembro de 2022 até agosto de 2023, os estudantes voluntários (supervisionados pela professora advogada, Letícia Dornelles) conseguiram o benefício previdenciário que será destinado aos gastos da Jennifer, e também conseguindo reaver todos os valores devidos, desde o pedido administrativo.

A vitória, nesse caso, não apenas garantiu o benefício para a filha de Andréia, mas também trouxe alegria e alívio para toda a família, permitindo um tratamento adequado e investimentos na saúde.

“Esse dinheiro vai fazer muita diferença, primeiro na saúde dela, no tratamento dos dentes, e também em outros investimentos, porque ela passa por bastante preconceito”.

A mãe, emocionada, expressou sua gratidão aos acadêmicos e a todos que a apoiaram durante esse processo.

“Essa é uma grande vitória, que eu nem sei como descrever. Só tenho a agradecer a todos os acadêmicos, porque me atenderam de uma maneira como se me sentisse em casa. Me explicaram tudo certinho. Agradecer e parabenizar”.

A coordenadora do curso de Direito e do NPJ, Prof. Dra. Mirian Aparecida Caldas, enfatizou a importância desse caso como exemplo do compromisso com a responsabilidade social e o papel fundamental que uma instituição educacional deve desempenhar na sociedade.

“Foi muito gratificante ver a emoção e alegria dela. Sentir a gratidão dessa mãe que durante mais de seis anos estava lutando pelo benefício da filha e com o auxílio do NPJ da UniGuairacá ela conseguiu o benefício para sua filha. Ela nos relatou que chegou totalmente desacreditada, que já não sabia mais o que fazer para conseguir o benefício.

Por se tratar de um de uma instituição que está fornecendo um serviço jurídico, totalmente gratuito, ela não confiou que iríamos conseguir. A senhora Andréia é uma prova de que os serviços prestados pela UniGuairacá estão sendo de excelência”.

Para a professora Mirian, o momento é de grande comemoração para toda comunidade acadêmica.

“Estou muito feliz, fiquei realmente emocionada, porque só quem é mãe sabe como é triste ver tudo que um filho com necessidades especiais precisa e não ter dinheiro para conseguir. Hoje a dona Andreia vai conseguir dar uma vida melhor para os seus filhos. Isso enche o nosso coração de alegria e recompensa todo o trabalho que a gente faz”.

O NPJ tem feito a diferença na vida das pessoas, deixando uma marca positiva na comunidade e preparando seus alunos para se tornarem profissionais de destaque. “Nossos alunos estão de parabéns.

São os únicos da região que possuem a possibilidade de estagiar voluntariamente, desde o 1º Período, por meio do convênio com a Justiça Federal. Estamos trazendo bons frutos para nossa comunidade”, finalizou Mirian.