Reunião do Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue

No encontro foi discutido o planejamento, análise de informações e ações que vêm sendo adotadas, além do monitoramento dos índices de infestação por Aedes aegypti

O Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti realizou, nessa segunda-feira (29), no Parque Municipal das Araucárias, a quarta reunião ordinária de 2022. Durante o encontro, foram apresentadas e discutidas as atividades e ações que podem ser feitas na mobilização prevista para novembro.

Em Guarapuava, os agentes de combate a endemias começaram em março a realização do 2° Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA) do ano. No comitê, foi discutido o planejamento, análise de informações e ações que vêm sendo adotadas no município, além do monitoramento dos índices de infestação por Aedes aegypti.

“Hoje foi a quarta reunião do comitê de enfrentamento ao Aedes aegypti e a ideia é mobilizar setores e entidades a contribuírem na eliminação de focos que possam causar a proliferação do vetor. Estamos reunidos de forma engajada com todos os membros, onde cada um pode trazer ideias que serão analisadas para serem colocadas em prática”, enfatizou a presidente do comitê e chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Suzana de Souza.

A supervisora e coordenadora do Programa Nacional de Controle à dengue (PNCD), Sabina Curi, falou sobre a importância de ter mais agentes, para uma campanha mais eficiente.

“É uma questão de eliminação de depósitos e de focos. Com isso, vamos diminuir a presença do aedes aegypti. Então, nós necessitamos das visitas nos imóveis e, para isso, carecemos de mais pessoas. Esse comitê serve para que juntos consigamos encontrar uma solução. Entendendo, por exemplo, qual o bairro realmente que está precisando de atenção. Além disso, devemos criar métodos para evitar a epidemia de dengue, pois a dengue é um problema de todos nós”, explicou.