Primeira fase das obras na XV de Novembro deve terminar em três meses

Projeto contempla o Calçadão da Rua XV entre as ruas Brigadeiro Rocha e Saldanha Marinho

A revitalização do Calçadão da XV de Novembro é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, realizada pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo do Município. Com um investimento de aproximadamente R$14 milhões, financiado pelo Paraná Cidade, as obras começaram no dia 14 de maio. Por conta disso, atualmente dois trechos da Rua XV de Novembro estão temporariamente bloqueados: entre as ruas Professora Leonidia e Visconde de Guarapuava, e entre as ruas Visconde de Guarapuava e Marechal Floriano Peixoto.

Nesta primeira fase, o objetivo é a retirada do mobiliário urbano (bancos, floreiras e o calçamento de petit pavè), que em seguida serão reutilizados em outros espaços, como parques, praças e demais espaços públicos. Também serão feitas readequações necessárias para a implantação do canteiro de obras e início do desenvolvimento do novo sistema de drenagem do calçadão.

Apesar dos trechos próximos a Praça Nove de Dezembro estarem atualmente bloqueados, as ruas transversais não serão afetadas para que o tráfego siga normalmente. A previsão de liberação dos pontos que estão em obra é de 90 dias, dependendo das condições climáticas. Já o prazo para a revitalização completa do trecho de oitocentos metros de melhorias é 12 meses, dependendo das mesmas condições. Novos pontos de interdições serão avisados com antecedência pela Prefeitura.

Sobre a obra

A obra inclui nivelamento da rua, faixas táteis, ciclofaixa, arborização, paisagismo, bancos, floreiras, lixeiras, iluminação, bebedouros, bicicletários, quiosques, espaço comercial climatizado com banheiros e fraldários, área para feiras, estacionamentos, nova escadaria e rampas de acesso à Praça Nove de Dezembro. Também prevê um calçadão entre as ruas Saldanha Marinho e Tiradentes e a integração da Praça Nove de Dezembro com o Museu Visconde de Guarapuava, o Santuário Nossa Senhora de Belém e a Rua XV de Novembro.

A intenção do projeto é aprimorar a mobilidade urbana, através da implementação de um novo sintema de drenagem, que inclui grelhas para o escoamento da água das galerias pluviais. Além disso, a avenida reconstruída contará também com a implementação de placas fotovoltaicas, que através da geração de energia limpa, vão promover a sustentabilidade ambiental.