Pavimentação 60% mais barata é testada em estradas de Guarapuava

O método inovador resulta em qualidade de trafegabilidade, além de gerar economia para o município

Um projeto experimental está sendo aplicado em estrada do interior de Guarapuava. Trata-se de um aditivo líquido, um biocatalizador enzimático, ecológico e 60% mais barato que o asfalto tradicional.

De acordo com o secretário municipal e vice-prefeito, Samuel Ribas Abreu, o projeto vai transformar as estradas rurais do município. “Estamos lançando esse método inovador que vai resultar em qualidade de trafegabilidade. Além de gerar economia para o município. Conforme o secretário, quatro mil quilômetros de estradas compõem a malha viária rural de Guarapuava.

Para isso, um trajeto de 400 metros da Estrada Gaspareto, foi o escolhido para testar o produto. Assim, na última semana, técnicos da secretaria de Obras e do Serviço de Urbanização de Guarapuava (Surg) executaram a obra. O resultado, segundo Samuel, surpreende. “Esse produto possui um índice de resistência no solo superior ao de pedras. A pedra entrega um índice de resistência de 80 e este produto apresentou resultado de 126″.

Os testes foram acompanhados pelo DER que coletou amostras do solo tratado e atestou índice de ISC (Índice de Suporte Califórnia) de 126 ou seja, 50% acima do mínimo necessário para base de pavimentação que é de 80. Com esse procedimento é possível eliminar 40 centímetros de pedra britada e de rachão. ” É um produto ecológico porque não utiliza pedra, que está cada vez mais difícil e cara”.

Conforme o secretário de Obras, o processo de aplicação é simples. Tem que escarificar a terra, aplicar o produto com caminhão pipa, gradear para tornar homogêneo. Em seguida, bate o rolo e acerta com a patrola. “Como temos quatro opções de uso do produto, testamos todas”.

Segundo o secretário, a cada 100 metros do trecho experimental, aplicou-se uma das alternativas. “A base está aprovada. Agora vamos observar como se comporta cada camada a parti do tráfego de carros e caminhões. O tempo chuvoso e seco também devem influenciar. Assim o melhor será aplicado nas estradas municipais”.

Pouco valorizado no Brasil

Embora possua vários benefícios e baixo custo, o biocatalizador enzimático, é pouco utilizado no Brasil. Foi usado pela primeira vez na guerra do Vietnã. Eram feitas pistas de pouso em áreas sem pavimentação apenas estabilizando o solo. Esse método é muito comum nos EUA, Inglaterra, China, Rússia e Austrália entre outros países.

De acordo com Samuel, há 10 anos o Banco Mundial testou o produto no Paraguai. A ideia do Banco Mundial era ter o projeto como base para um estudo que levasse pavimentação barata a países de terceiro mundo. “A operação ainda não foi concluída, mas o produto obteve aprovação de eficiência”.

Existem quatro opções de uso:

1 – Trata o solo e deixa sem capa nenhuma. Custa R$ 20 por m²;

2 – Trata o solo e aplica Tratamento Superficial Simples. Ou seja: uma camada de emulsão + uma camada de pedrisco + rolo compactador. Investimento de R$ 30 por m²;

3 – Trata o solo e aplica Tratamento Superficial Duplo. O valor é de R$ 45 por m²;

4 – Trata o solo e aplica à (Concreto Betuminoso Usinado à Quente) e custa R$ 65 por m².

*O asfalto usado atualmente, sem galerias e obras complementares, custa R$150 o m².