Páscoa: Pesquisa da CNDL aponta que consumidores estão mais cautelosos com as compras

A maioria deve gastar até R$ 247, priorizando chocolates industrializados e pagamento via PIX

O brasileiro está mais cauteloso com os gastos para a Páscoa de 2025. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, a data deve movimentar 102,6 milhões de consumidores — queda de 4 milhões em relação ao ano anterior.

Dos entrevistados, 63% afirmam que pretendem comprar presentes ou chocolates neste ano. Entre os que não vão às compras, os principais motivos são: necessidade de economizar (23%), endividamento (21%) e desemprego (20%).

Chocolates ainda lideram intenção de compra

Chocolates continuam sendo o foco: 55% vão comprar ovos industrializados e 41% bombons do mesmo tipo. Produtos artesanais também aparecem na lista, como ovos caseiros (37%) e barras artesanais (33%).
A maioria pretende presentear filhos (55%), mães (39%), cônjuges (39%) e sobrinhos (27%). O gasto médio estimado é de R$ 247, com compra média de cinco itens.

Forma de pagamento e canais de compra

A preferência é por pagamentos à vista (72%), com o PIX liderando (51%), seguido de cartão de débito (36%). Já 56% dos consumidores devem parcelar compras, com média de quatro prestações.
Lojas físicas seguem dominando: 95% devem comprar presencialmente, principalmente em supermercados (57%) e lojas especializadas (45%). Apenas 22% devem optar pela internet.

Alta nos preços e compras de última hora

Para 69% dos entrevistados, os preços estão mais altos que em 2024. A maioria (85%) vai pesquisar preços, principalmente de ovos de Páscoa. Quase metade (43%) deixará as compras para a semana da Páscoa.
Preço (51%) e qualidade (49%) são os principais critérios de escolha.

Endividamento preocupa

Um dado que chama atenção: 33% dos consumidores que pretendem comprar presentes têm contas em atraso. Entre eles, 76% estão negativados. Ainda, 21% admitem que costumam gastar mais do que podem na Páscoa, e 8% deixarão de pagar alguma conta para comprar chocolates este ano.

“O consumidor está com o orçamento apertado. Mesmo com a tradição da data, é preciso planejamento e criatividade para evitar novas dívidas, alertou o presidente da CNDL, José César da Costa.

Metodologia

A pesquisa foi feita com 936 consumidores nas 27 capitais brasileiras, entre os dias 5 e 30 de março de 2025. A margem de erro é de até 3,2 pontos percentuais para o total da amostra, com 95% de confiança.

Fonte: Acig

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