Igualdade de gênero é tema de workshop da Guarapuava 2035

“E nós estamos pensando não só na realidade guarapuavana, mas na construção de um futuro mais justo para toda a sociedade”, comentou Sávio Dernardi.

A Conferência Guarapuava 2035 promoveu, nessa quarta-feira (01), na UniGuairacá, mais uma etapa da convenção. Desta vez, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação foi o Workshop ‘Por uma cidade 50-50 em 2035: Um passo decisivo pela igualdade de gênero’.

Com a direção da Pós-doutoranda em Gestão Pública, Schirlei Mari Freder, além de esclarecer a diferença entre equidade e igualdade, o curso apresentou programas da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outras instituições que podem direcionar as ações realizadas no âmbito local.

No segundo bloco, os participantes foram separados em grupos para estudar e, posteriormente, debater pautas relacionadas ao empoderamento e bem-estar feminino.

Para a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, momentos como esse são fundamentais para identificar carências e direcionar as ações de forma mais efetiva.

“Trazer esse tema dentro da Conferência Guarapuava 2035 faz com que a gente sonhe essa cidade a partir do recorte de gênero. Porque nós não vamos conseguir um município pleno de justiça social, se não houver um delineamento de como as mulheres vão acessar esses meios”, destacou.

Sávio Denardi, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, também esteve presente no Workshop. Ele relembrou que a igualdade de gênero é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU para alcançar um mundo melhor.

“E nós estamos pensando não só na realidade guarapuavana, mas na construção de um futuro mais justo para toda a sociedade”, comentou Sávio.