Guarapuava teve formatura de 23 mecânicos de veículos leves

O curso é uma parceria entre a Secretaria de Assistência, com o CREAS, Governo do Estado do Paraná e SESI/SENAI

Na última sexta-feira (05), ocorreu a formatura do curso profissionalizante de mecânica para veículos leves em Guarapuava. O curso foi possível em uma parceria da prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Governo do Estado do Paraná e SESI/SENAI, com o objetivo de proporcionar a capacitação aos adolescentes e seus familiares atendidos pela secretaria e o encaminhamento deles ao mercado de trabalho. 

“Eu venho de uma família que meu irmão é mecânico, podemos observar que essa é uma área que tem uma grande procura por pessoas especializadas. O interesse de vocês em virem fazer o curso, já os destaca neste mercado. Queremos que esse seja o pontapé inicial para esse caminho que vocês vão trilhar”, disse a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.

“O conhecimento transforma, o conhecimento te coloca em uma condição de vida melhor. Valorizem esse ofício, isso é dignidade. Quando a gente entrega o certificado e a pessoa diz ‘olha, eu tenho essa profissão, eu tenho uma colocação’, é extremamente gratificante para nós”, complementou a coordenadora de educação do Sistema FIEP, Noeli Campos.

A capacitação, que durou três meses, formou 23 participantes para a área de mecânica automotiva para veículos leves. A juíza da Vara da Infância e Juventude de Guarapuava, Dra. Christine Kampmann Bittencourt, destacou a importância do curso no desenvolvimento e história de todos os alunos. A magistrada ressaltou a relevância do curso proporcionado pela secretaria municipal.

“Saiba que a única coisa que não podem tirar de vocês é o conhecimento. Ninguém poderia ter vindo fazer esse curso por vocês, ninguém, cada um teve que vir aqui despender o seu tempo para se tornar um pouquinho melhor, um pouquinho maior. Cada conhecimento que a gente adquire, a gente tem um pouquinho mais de espaço. E o mercado de trabalho está aí, precisam de mão de obra e nós não temos mão de obra especializada. Mas hoje vocês conseguiram”, destacou a juíza.

“Quero agradecer a todos que se esforçaram para que a gente pudesse realizar esse curso. Não foi fácil chegar até aqui, mas com muita força de vontade, por mais difícil que seja a nossa caminhada, existe sempre uma maneira de vencer, a nossa fé”, discursou Zenilda Nunes, que foi a única mulher participante da formação e que representou a turma na cerimônia de formatura.

A ocasião contou a presença de familiares dos participantes, vereadores,  autoridades civis e militares, além de servidores da secretaria e professores do curso.