Guarapuava promove capacitação para transporte da pessoa com deficiência

Cerca de 30 motoristas de transporte por aplicativo, escolar, coletivo e taxistas, entre outros, participaram do treinamento

Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDDEG) e pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), com apoio da Policlínica Guairacá, SEST/SENAT e demais instituições parceiras, começou, na manhã desta terça-feira (20), no auditório da Policlínica Guairacá, a primeira turma da I Capacitação para Transporte da Pessoa com Deficiência de Guarapuava. 

Cerca de 30 motoristas de transporte de pessoas por aplicativo, taxistas, servidores municipais da área da saúde, motoristas do transporte escolar privado e do transporte coletivo, além de pessoas interessadas, participaram da etapa do treinamento. Entre as palestras e atividades ministradas no decorrer do curso, destacam-se: conceitos de legislação, transporte de passageiros, noções básicas de primeiros socorros, orientações sobre ergonomia, noções básicas de libras e práticas de vivências com o transporte de passageiros.

As alunas do Curso de Fisioterapia, Alana Bonato e Emanuely Piaceski, promoveram a primeira palestra do dia e abordaram os temas sobre ergonomia, biomecânica do corpo na transferência do paciente e posicionamentos corretos para não sobrecarregar a coluna e demais estruturas do paciente. “É de extrema importância abordar estes temas para a melhor qualidade do paciente transportado. Vale ressaltar que é importante, tanto para a equipe que irá realizar o transporte, quanto para a família ou quem irá auxiliar a transportar o paciente, no caso do domicílio”, ressaltou a acadêmica, Alana Bonato.

A enfermeira da Policlínica Guairacá, Samantha Peccin, desenvolveu a palestra “Primeiros Socorros” e destaca a primeira ação que deve ser feita ao presenciar e iniciar um atendimento da vítima de acidente de trânsito. “Os primeiros atendimentos que precisamos prestar quando acontece um acidente, é manter a calma, para só assim, posteriormente, conseguirmos dar continuidade ao atendimento, como avaliar a situação da vítima e acionar os serviços de emergência”, destacou.

Ainda em sua explanação, a enfermeira explicou e demonstrou sobre a “Manobra de Heimlich”, que é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.