Feira Solidária atende cerca de 200 famílias do bairro São João

São mais de 20 itens que fazem parte da sacola oferecida, semanalmente, em troca de materiais recicláveis

Na sexta-feira (17) no Bairro São João, em Guarapuava, ocorreu mais uma edição da Feira Solidária,.que atendeu cerca de 200 famílias. Evento será realizado, a partir de agora, na quadra de esportes, em frente à Escola Municipal Dalila Haenisch Teixeira. O programa tem como objetivo promover a troca de materiais recicláveis por alimentos.

“Conversamos com o responsável por cuidar da quadra, para mudar o local da feira solidária. Essa localização ficou muito melhor, porque protege os moradores em dias de chuva e de muito sol”, contou Luciano Werner, coordenador da Feira Solidária.

A ação é promovida e organizada pela Secretaria de Agricultura, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Central de Associações Rurais de Guarapuava (CARMUG).

Elizete Almeida, de 36 anos, mãe de seis filhos e dona de casa, conta que a feira solidária é de grande ajuda no orçamento da casa. “Nós somos oito pessoas em casa e tem meses que a renda fica apertada. Eu sou dona de casa e não tenho como ajudar, e com a troca do material reciclável por alimentos, eu consigo cuidar da família. Nunca mais faltou nada em casa desde que passei a trocar os recicláveis. Além disso, eu adorei a troca de local. Com a bebê, fica muito mais seguro aqui dentro da quadra”, conta a moradora.

Na Feira desta sexta-feira (17), foram distribuídos alimentos e recolhidos materiais recicláveis. A Feira é realizada na parte da tarde, para que os alimentos que chegam às famílias sejam frescos, geralmente, colhidos na parte da manhã.

São mais de 20 itens que fazem parte da sacola oferecida semanalmente às famílias em troca de materiais recicláveis. Brócolis, couve-flor, repolho, alface, acelga, mandioca, tomate, cebola, abobrinha, cenoura, pão, bolacha, farinha de milho e ovo são alguns dos produtos que compõem a feira.

“Eu acho que essa feira é muito boa, porque é uma forma de ajudar o meio ambiente também. Nós podemos nos livrar com segurança desse lixo que fica em casa podendo criar barata, rato e até trazer doenças. A feira ajuda bastante e todos os produtos são bons, são produtos frescos, e de boa qualidade. Com a mudança para dentro da quadra ficou melhor, até para a higiene dos produtos”, contou a moradora Eva Aparecida da Luz, de 50 anos.

As Feiras Solidárias são realizadas nos Bairros Jardim das Américas, Colibri, Vila Karen, Adão Kaminski, Boqueirão, Residencial 2000 (Bosque), Residencial 2000 (Morar Melhor), São João, Xarquinho e nos distritos de Entre Rios – Colônia Vitória (Vila Abigail), Guará e Palmeirinha.

Para saber sobre quando a feira ocorre, um carro de som faz a divulgação no bairro no dia em que a feira acontece. E também em grupos de WhatsApp que são utilizados como forma de disseminar a notícia.