Escolas e CMEIs realizam simulações do Plano de Abandono Escolar

A Secretaria Municipal de Educação está formando novos brigadistas escolares, que irão compor as brigadas escolares de suas unidades

As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Guarapuava, realizaram simulações das unidades em caso de incêndio. Todas as 71 Escolas e CMEIs do município simulam essa prática ao menos uma vez por ano, e os funcionários participam de todo o treinamento que é uma exigência do Corpo de Bombeiros, por meio do Plano de Abandono Escolar.

Uma simulação de abandono em caso de incêndio é um exercício ou teste prático realizado para treinar as pessoas a evacuarem um prédio ou uma área de forma segura e organizada em caso de emergência causada por um incêndio. Essas simulações são projetadas para fornecer às pessoas o conhecimento e as habilidades necessárias para reagir adequadamente em situações reais de incêndio, minimizando o risco de lesões e maximizando a eficiência da evacuação.

Ao se deparar com emergências, como incêndios, a primeira reação que uma pessoa tem é de desespero, por não saber como proceder. Por isso, ao se submeter a simulações, ela terá total ciência de quais providências tomar e para que lado se direcionar a fim de evitar tragédias quando se deparar com uma situação real, como destaca o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“A ação visa manter a comunidade escolar segura em situações de risco, realizando treinamentos pautados em normas de segurança nacionais e internacionais. Além disso, há a construção de um Plano de Abandono, com vistas a minimizar os impactos desastrosos de um sinistro”, grifou o prefeito.

De acordo com o secretário de Educação do município, Pablo Almeida, em algumas unidades, conforme previsão no Calendário Escolar, já estão ocorrendo simulações do Plano de Abandono Escolar.

“As ações contemplam uma série de funções específicas para as quais os servidores são designados a exercer pela direção da escola”, ressaltou o secretário.

O Plano de Abandono deve levar em consideração o Planta de Risco da escola, uma vez que esse mapa indica os principais riscos quanto ao incêndio e ao pânico presentes na edificação escolar.

O planejamento procurará levar os ocupantes do local a percorrer caminhos que evitem espaços considerados de maior risco, fazendo com que as pessoas saiam do prédio escolar percorrendo as rotas mais seguras possíveis.

Conforme a diretora do CMEI Elza Carollo Silvestri, Taiza Caroline, a simulação na sua unidade contou com a participação de toda a equipe e serviu para focar, principalmente, na atuação do professor.

“Cada professor atuou bem em sua função, garantindo a manutenção da integridade física dos alunos da turma pela qual esteve responsável”, expressou a diretora.

Durante o treinamento, podem ser avaliados vários aspectos, como o tempo de resposta dos participantes, a eficácia das rotas de fuga, a coordenação entre as equipes de evacuação e a familiaridade com os procedimentos de segurança.

Os exercícios de simulação de abandono em caso de incêndio são úteis para identificar áreas de melhoria, corrigir problemas de segurança e fornecer treinamento prático para que as pessoas estejam preparadas para enfrentar uma situação real de incêndio.

O Programa Brigadas Escolares tem como objetivo fundamental a proteção desses valores, mantendo a comunidade escolar segura em situações de risco.

Para isso, são realizados treinamentos pautados em boas práticas nacionais e internacionais, compondo um grupo de servidores para atuação emergencial, pessoas indicadas ou voluntárias de um local, que são treinadas para contribuírem com os Bombeiros Civis.

O grupo recebe orientação sobre controle de pânico, prevenção de incêndios, evacuação de emergência e prestação de socorro às vítimas, e instalando equipamentos mínimos que possam apoiar eventuais ações emergenciais na escola.

Em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria Municipal de Educação está formando novos brigadistas escolares, que irão compor as brigadas escolares de suas unidades.

A formação será constituída por duas etapas, sendo que a primeira será à distância, e se refere aos conteúdos programáticos teóricos, com carga horária de 70 horas, no período de 26 de junho a 14 de agosto. Já a segunda etapa será presencial, referente aos conteúdos programáticos práticos, com carga horária de 24 horas, com o início em 11 de setembro e a conclusão marcada para o dia 31 de outubro.