Crea-PR realiza fiscalização de parques na região de Guarapuava

Ação, realizada em todo o Paraná, é para colaborar com a segurança nos estabelecimentos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) está executando em todo o Estado ações de fiscalização em parques aquáticos, de aventuras e em casas destinadas a festas infantis.

O intuito é verificar se as manutenções nos brinquedos e/ou nas estruturas oferecidas são feitas por profissionais habilitados, para colaborar com a segurança nos momentos de diversão e lazer. A ação considera também a proximidade do Dia das Crianças, período onde a oferta e utilização desses ambientes é acentuada.

Conforme o gerente da Regional de Guarapuava, Thyago Giroldo Nalim, as cidades com maior foco de fiscalização foram Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Laranjeiras do Sul, Paula Freitas, Porto Vitória, Rio Azul e União da Vitória. Nesses municípios, 19 espaços/locais foram vistoriados.

“Estão sendo fiscalizadas casas de festas infantis, casas de brinquedos eletrônicos e eletromecânicos, parques de diversões temporários e/ou permanentes, circos e parques de diversões temporários, parques aquáticos e similares, parques naturais com mezaninos, passarelas e esportes naturais como rapel, rafting, tirolesa e similares”, detalhou.

Conforme o agente de fiscalização, Brian Ribas Kramer, sete locais já foram vistoriados somente em Guarapuava, sendo um circo, cinco locais com equipamentos de diversão infantil e um parque natural, o Salto São Francisco.

Ele explicou que nesses espaços existem diversos equipamentos ou brinquedos em que é essencial a contratação de Engenheiros Mecânicos, Civis e Eletricistas, que possuem conhecimento técnico para atender as normas conforme o tipo de equipamento ou instalação.

Nos parques de diversões, segundo Brian, a equipe verificou a inspeção, manutenção e o laudo da inspeção dos equipamentos eletromecânicos e estruturais. Nos casos onde estavam instalados em ambiente fechado, verificou-se a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado, elevadores, entre outros. Do total de espaços vistoriados, em apenas um o serviço estava regular. Nos demais, os fiscais constataram a falta de apresentação de alguns documentos.

“Nos locais em que foram constatadas irregularidades foi entregue um comunicado da fiscalização realizada, orientando sobre a necessidade e importância da realização da manutenção/inspeção/laudo, concedendo 30 dias para a regularização da falta”, explicou o agente de fiscalização.

Já nos parques naturais e de aventura, as equipes analisaram as estruturas construídas, como pontes e passarelas, e o laudo geológico que informa as condições das estruturas naturais, ou seja, as formações rochosas. Dos sete espaços vistoriados, apenas um estava regular no momento da fiscalização, ou seja, apresentou todos os documentos solicitados. Nos demais, constatou-se a ausência de apresentação do laudo geológico.

Quanto aos parques aquáticos, amplamente procurados pela população nestes meses de altas temperaturas, as equipes solicitaram laudos das estruturas que comportam os toboáguas e as estruturas de acesso, ou seja, as escadarias. Nos seis parques vistoriados, os agentes do Crea-PR deixaram comunicado da fiscalização com prazo para que as medidas sejam adotadas.