Câmara é ponto de coleta de vidros para banco de leite humano

Objetivo é arrecadar e suprir a necessidade atual de vasilhames para armazenamento do leite

O Poder Legislativo de Guarapuava procura apoiar todas as campanhas que conscientizam e incentivam cuidados com a saúde. Durante este mês, o “Agosto Dourado” marca o movimento mundial de estímulo ao aleitamento materno e, para contribuir, a Câmara Municipal passou a ser um ponto de coleta de embalagens para armazenamento do alimento.

A iniciativa é do projeto de extensão do Núcleo de Estudos, Promoção e Proteção do Aleitamento Materno, desenvolvido pela Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro, em parceria com o hospital São Vicente. E o objetivo, arrecadar e suprir a necessidade atual de vasilhames para armazenamento do leite, que o Banco também recebe através de doação. Após todo o processo, o leite então é destinado a recém-nascidos e bebês das UTIs neonatais do município.

Para o presidente do Legislativo, vereador João Napoleão, com mais um ponto de coleta, no caso a Câmara Municipal, ficam ampliadas as oportunidades de a comunidade doar e participar, já que qualquer cidadão pode contribuir.

“Convidamos a todos que tenham uma ou mais embalagens de vidro sobrando em casa que tragam até a Câmara e ajudem nesse nobre trabalho que é viabilizar que o leite materno chegue até os bebês que estão nas UTIs, pois sabemos da importância deste alimento para o desenvolvimento deles”, disse. “É uma honra parta este Poder estar participando e ajudando”, completou.

Sobre o tipo de frascos, a preferência é pelos tamanhos médios com tampas de plástico, pois são resistentes às variações de temperatura e tornam-se a forma mais adequada de se armazenar o leite materno. Após o recolhimento, naturalmente todos os vidros serão esterilizados para serem utilizados. As doações podem ser feitas na Câmara até o final do mês de setembro.