14ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Guarapuava

Objetivo é envolver membros da sociedade civil e dos poderes públicos na construção de políticas públicas voltadas ao setor

Envolver membros da sociedade civil e dos poderes públicos na construção de políticas públicas voltadas à saúde. É com esse objetivo que começou, nessa segunda-feira (20), a 14ª Conferência Municipal de Saúde em Guarapuava.

O tema da reunião deste ano é: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A ideia é que com toda a comunidade envolvida, se possa construir propostas e metas de ampliação para os serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde)

Importância do SUS e de seus profissionais

O presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, vereador Pedro Moraes, compôs a mesa de autoridades da solenidade.

“Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia já me deixou animado, porque são assuntos que nos apaixonam, ainda mais nesse momento que estamos lutando para reconstruir as políticas públicas, a democracia e a esperança nesse país”, destacou Pedro.

Pedro Moraes reforçou que o período vivido pelo país não foi fácil. Para ele, a pandemia de Covid-19 e o desmonte de programas de políticas públicas causaram tempos de destruição.

Por sua vez, esse cenário também fortaleceu a importância dos profissionais de saúde. “O SUS resistiu e resiste porque é feito por pessoas que têm compromisso com a vida, que entendem o tamanho do impacto que um sistema público de saúde tem na vida das pessoas”, pontua o presidente.

Ao seu lado, na mesa de autoridades, estiveram também a secretária municipal de Saúde, Chayane Andrade; a procuradora do Trabalho – 9ª região, Dra. Luísa Carvalho Rodrigues; a diretora da 5ª Regional de Saúde, Janaína Dias; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Para Chayane Andrade, chegar a Conferência em 2023 marca um momento histórico que realça o papel crucial da saúde pública.

“O Sistema Único de Saúde foi colocado à prova e superou todas as expectativas, pois foi o SUS que salvou as vidas. Foi o SUS e os seus profissionais que tomaram a frente nesse momento tão difícil”, reflete a Secretária Municipal de Saúde.

Representatividade do Poder Legislativo é destacada

A presença de vereadores na abertura da 14ª Conferência Municipal de Saúde foi elogiada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde.

“Poucas conferências tiveram tantos vereadores aqui. Tanta representatividade da Câmara Municipal. Nós precisamos de tanto, porque vocês são nossos olhos. São as pessoas que estão lá para suprir nossas necessidades”, recordou Joarez Camargo.