Torneio Regional de Judô em Guarapuava; confira os vencedores

O evento, realizado no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, reuniu cerca de 10 academias e 400 atletas de seis cidades

Guarapuava sediou, no último domingo (06), o Terceiro Torneio Regional Centro-Sul de Judô. A competição foi realizada pela Delegacia da Região Centro-Sul de Judô do Paraná, com o apoio da Federação Paranaense de Judô (FPRJ) e da prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. O evento, que foi realizado no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, reuniu cerca de 10 academias e 400 atletas de Guarapuava, Pinhão, Candói, Manoel Ribas, Pato Branco e Laranjeiras do Sul, segundo a organização.

“Foi muito bom participar dos jogos. Até que não foi muito difícil. Pode não parecer, mas o judô não é fácil”, contou o guarapuavano, Ally San Saffiedine, de 13 anos. Já o judoca de Candói, Luiz Augusto Pedroso Padilha, de 12 anos, falou que foi muito divertido participar das competições. “Foi bem legal. Eu estava bem ansioso, sem palavras pela experiência. Foi muito divertido, mais do que ganhar, o importante mesmo é participar”, concluiu.

Os atletas participaram nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-9, Sub-7 Mirim, Sub-21, Sênior, Veteranos e Baby. Houve ainda, espaço para competidores tanto masculinos quanto femininos. Por se tratar de um torneio-festival, os prêmios foram divididos em grupos de 2, 3 e 4 atletas, e todos ganharam medalhas.

“Os torneios são sempre muito importantes para motivar as crianças, dando um norte para elas entrarem no esporte. E a prefeitura de Guarapuava está preparada para oferecer aos seus atletas, todas as oportunidades para competirem em um ambiente mais leve como os torneios, permitindo dar mais visibilidade aos judocas. E participaram pela primeira vez os atletas do Projeto Futuro/Judô, que é um projeto de escolinhas da prefeitura de Guarapuava, que hoje conta com 50 alunos e que funciona no Ginásio do Pavão”, explicou o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.

O Delegado regional do Judô da delegacia Centro-Sul, sensei Reinaldo Francisco, falou sobre a importância dos torneios e sobre sua experiência na cidade. “O torneio regional significa muito para o judô. É um momento de confraternização. O objetivo maior no torneio é divulgar a disciplina, o trabalho que os professores têm feito no desenvolvimento dos atletas. Hoje nós temos um dia festivo para o judô, e nós temos o total apoio da Secretaria de Esportes do município, que está cedendo o ginásio, e muitas frentes de trabalho, pelo secretário municipal. O evento está tranquilo, está indo muito bem. É uma festa muito bonita”, pontuou.

Resultado geral das academias:

1° lugar – Academia Randori/Guairacá- Guarapuava-Pr

2° lugar – Senshi Judô Club – Guarapuava-Pr

3° lugar – Academia de Judo Nippon – Guarapuava-Pr

4° lugar – Associação Pinhaoense de Judô

5° lugar – Nippon candói