Guarapuavanos participam das finais dos Jogos da Juventude do Paraná

Os atletas competiram em diversas modalidades, incluindo xadrez, handebol e tênis de mesa

Atletas guarapuavanos participaram da abertura das finais dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), que começou na última sexta-feira (29). A abertura foi no Ginásio de Esportes Professor Darci Cortez, em Londrina. A cerimônia marcou o início do primeiro de dois fins de semana da última etapa do JOJUPS, reunindo 2.305 atletas de 83 Municípios e 233 equipes.

Nessa primeira etapa das finais, os jovens atletas de Guarapuava competiram em diversas modalidades, incluindo xadrez, handebol e tênis de mesa.

“É fundamental destacar a importância do nosso pessoal, especialmente os jovens que representam a base de Guarapuava. Esses talentosos atletas provêm das nossas escolinhas esportivas do Projeto Esporte Futuro, onde estão adquirindo valiosa experiência. Acreditamos que no próximo ano veremos resultados ainda melhores”, ressaltou o secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, Milton Roseira.

Xadrez

No xadrez, Guarapuava participou nas categorias masculina e feminina. O jovem atleta Leonardo Popovicz, com apenas 10 anos de idade, se tornou o integrante mais jovem da competição, disputando as provas de xadrez relâmpago e rápido.

Na categoria feminina, a equipe de Guarapuava, composta pelas enxadristas Ana Paula Marques, Julia Rolão, Luiza Akemi Godofredo e Priscila Taborda, conseguiu a 12ª colocação por equipe, perdendo a medalha de bronze no último confronto contra Campo Mourão. Além disso, foram alcançados resultados individuais notáveis, como a sétima colocação no Xadrez Rápido por Ana Paula Marques e o sexto lugar no tabuleiro 2 no Xadrez Convencional por Julia Rolão.

O técnico da modalidade, Sandro Popovicz, elogiou o desempenho dos atletas, destacando que os resultados superaram as expectativas, especialmente considerando que foi a primeira participação desses jovens nos Jogos da Juventude, uma competição conhecida pelo alto nível técnico, com a presença de mais de 200 jogadores.

Os atletas fazem parte da Escolinha de Xadrez desenvolvida pela Secretaria de Esportes e Recreação de Guarapuava, e as aulas e treinos são realizados na Sociedade Esportiva Atalaia e na Casa da Cultura.

Handebol feminino

No handebol feminino, as meninas de Guarapuava, sob a liderança do técnico Roosevelt Marques, fizeram dois bons jogos. No entanto, na sexta-feira (29), a equipe de Goioerê superou as guarapuavanas em uma partida emocionante que terminou com um placar apertado de 12 a 13. No dia seguinte (30), as atletas de Guarapuava voltaram à quadra, dessa vez contra Londrina. O jogo ficou em 22 a 24.

Tênis de mesa

Também houve participação no tênis de mesa. Na categoria equipe, o time feminino de Guarapuava ficou com a 7ª colocação. Já na individual, Emanoel Amaral Kurhan ficou em 25° lugar. Enquanto isso, Bianca Machado Camargo chegou à 24ª posição e Natalia A. Rickli ficou com a 26ª colocação.

Os Jogos da Juventude do Paraná continuam no fim de semana dos dias 19 e 22 de outubro.