Guarapuava será sede do 1º Aberto Internacional de Xadrez

Torneio será entre os dias 9 e 11 de agosto na Sociedade Esportiva Atalaia

Depois de sediar dois campeonatos mundiais da modalidade, em 1991 e 1995, Guarapuava é palco, novamente, da competição. Entre os dias 9 e 11 de agosto, a cidade será sede do 1º Aberto Internacional de Xadrez, que ocorrerá na Sociedade Esportiva Atalaia.

Para secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida, é uma honra para a cidade sediar um evento com essa magnitude, que, acima de tudo, dá visibilidade para a iniciação esportiva no xadrez, oferece uma oportunidade de se ver os melhores enxadristas da América Latina. Eles conhecerão nossa riqueza local e nós presenciaremos disputas com ganhadores internacionais que competiram mundialmente, destacou Pablo de Almeida.

Este ano, o torneio internacional faz homenagem ao enxadrista guarapuavano, Hermes Kaminski. Premiado em diversos campeonatos brasileiros do esporte, o guarapuavano foi responsável pela realização do primeiro Campeonato Mundial de Xadrez, em Guarapuava.

Como homenageado do torneio este ano, a programação traz diversas atividades que exibem a arte e ciência do jogo, tão marcantes nas atuações de Hermes. Na cerimônia de abertura, no dia 09, às 19:00, no Teatro Municipal, o público poderá prestigiar gratuitamente os diversos talentos de Kaminski, como comunicador, escritor e compositor. 

Segundo a programação, as competições terão início no sábado (10), às 15:00, e seguirão até domingo (11), quando haverá a premiação. Com classificação livre, o torneio terá duas modalidades: rápido e blitz. Em cada uma delas, além da categoria geral, haverá premiação para os destaques em outras categorias.

De forma simultânea ao torneio internacional, no dia 10 de agosto, o Circuito Sesc de Xadrez também promoverá disputas para jovens e adultos, a partir das 08:00. As inscrições na categoria infanto-juvenil são limitadas, gratuitas e podem ser feitas até 7 de agosto. Adultos a partir de 20 anos, tem prazo de inscrição prorrogado até 9 de agosto, no valor de R$ 12 para comerciários e R$ 20 para o público geral. Para quem quiser assistir, a entrada é gratuita.

O evento é realizado pelo Centro de Excelência de Xadrez (CEX) e promovido pela Prefeitura de Guarapuava, com apoio da Família Kaminski, Governo do Estado do Paraná e dos parceiros Federação de Xadrez do Paraná, Sesc-PR e EB Edições.