Guarapuava é destaque no maior campeonato de taekwondo do Paraná

Além disso, paratletas guarapuavanos conquistaram medalha na 1ª Copa Paradesportiva de Ponta Grossa

Os entusiastas do esporte guarapuavano estão com muitos motivos para comemorar nos últimos tempos. Depois do bom desempenho nos Jogos da Juventude e nos Jogos Abertos do Paraná, os esportistas da cidade deram ainda mais orgulho à população local neste fim de semana. 

Campeonato Paranaense de Taekwondo

Nos dias 1 e 2 de julho, foi realizado, em Pontal do Paraná, o 41º Campeonato Paranaense de Taekwondo, seletiva para os campeonatos Brasileiros de Coloridas e Pretas. O evento foi realizado na Associação do Banestado, na Praia de Leste, e contou com cerca de 800 atletas nas duas categorias em disputa: poomsae e luta.

As mais de 1200 pessoas presentes, entre pais, familiares, atletas, técnicos e mestres, assistiram a um campeonato de alto nível, onde os guarapuavanos, com uma delegação de apenas 14 atletas, conquistaram 26 medalhas.

Conforme os coordenadores, o evento é altamente competitivo, pois os dois primeiros colocados asseguram uma vaga para representar o Estado no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2023, que será realizado de 16 a 20 de agosto na cidade de Fortaleza (CE).

Sete atletas de Guarapuava — Jean Carlos Pereira, Carlos Alexandre Vaurek Fiquer, Sandra Zimolong Alves, Alison do Amaral Santana, Mateus Luiz Santos, Helena Radharani Ostapiv e Fernanda Pereira — conquistaram vagas para participar da competição nacional.

Veja a lista de medalhistas:

Campeões

Jean Carlos Pereira – luta e poomsae

Carlos Alexandre Vaurek Fiqueir – luta

Alison do Amaral Santana – luta

Sandra Zimolong Alves – luta

Vice-campeões 

Mateus Luiz Santos – luta

Helena Radharani Ostapiv – luta

Fernanda Pereira – luta

Terceiros

Emanueli Furquim dos Santos – luta

Mateus Luiz Santos – poomsae

Thamily Eloise Gil Santos – luta

Nicolas Ferreira Militão – luta

Jacson Rodrigues dos Santos -luta

Os 14 lutadores são parte da Associação Guarapuava Taekwondo – Asgat (Marcio Taekwondo Team/Academia Gracie Barra).

1ª Copa Paradesportiva de Ponta Grossa

Também nos dias 1 e 2 de julho, foi realizada a 1ª Copa Paradesportiva de Ponta Grossa. A competição reuniu mais de 150 paratletas em cinco modalidades: Golf7, Tênis de Mesa, GoalBall, Atletismo e Basquete 3×3 em cadeira de rodas. Na modalidade que disputou, a equipe guarapuavana conquistou o título: a equipe feminina de GoalBall venceu e ainda contou com a artilharia da competição nas mãos da atleta Andreia Ramos. O time masculino da modalidade também voltou com medalha, dessa vez de bronze.

O campeonato paralímpico é alusivo ao bicentenário da emancipação política de Ponta Grossa. O objetivo é promover o paradesporto na cidade, integrando a comunidade de pessoas com deficiência (PCD).

“Nós vemos com ótimos olhos a realização dessa copa. Apoiar o esporte é apoiá-lo em todas as suas manifestações. É muito gratificante ver os nossos atletas felizes, competindo e vencendo. A Secretaria de Esportes, junto ao prefeito Celso Góes, está trabalhando para que o esporte de Guarapuava seja inclusivo e competitivo”, declarou o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.

Copa de Basquete 3×3 em Guarapuava

O domingo em Guarapuava foi muito festivo. Durante o lançamento do projeto de revitalização de praças e parques, pelo prefeito Celso Góes, diversas atividades foram realizadas na Praça da Ucrânia. Uma dessas atrações foi a Copa de Basquete 3×3 de Guarapuava. Com oito participantes, “Baile de Munique” foi o grande vencedor do torneio. Veja o pódio:

1° lugar – Time: Baile de Munique – integrantes do time: Felipe, Jessé, Yuri e Guilherme Big
2°lugar – Time: Baska4life – integrantes do time: Patrick, Maycon, Wagner e Pedro
3°lugar – Time: D-fance – integrantes do time: Thor, Rair, Chaves e Everton