Atletas de Guarapuava disputam campeonato de seleções no Rio de Janeiro

Rosa Maria, Ana Alice e Maria Eduarda foram convocadas pela Seleção Paranaense de Voleibol

Com o apoio do Programa PROESPORTE, da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Rosa Maria Oliveira de Andrade, Ana Alice de Moraes Matoso e Maria Eduarda Lima Silva participaram de um laboratório da Seleção Paranaense de Voleibol e foram convocadas para jogar no campeonato Brasileiro que será realizado na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. A competição será disputada de 14 a 18 de março

Em dezembro de 2022, o laboratório da Seleção Paranaense de Voleibol ocorreu na cidade de Irati. Do Paraná todo, 32 atletas participaram. Já de Guarapuava, foram quatro atletas participantes. O laboratório ocorreu nos últimos meses de 2022 para que os atletas fossem avaliados no fim da temporada, ou seja, no momento de mais alta performance.

Após essa primeira etapa, saiu a convocação para a seletiva, que foi realizada de 18 a 23 de fevereiro, em São José dos Pinhais. Na ocasião, três atletas de Guarapuava foram convocadas. Essa etapa era a principal, pois estreitaria para as 12 atletas que compõem a Seleção Paranaense, e com muito mérito as três atletas guarapuavanas ficaram, Ana Alice e Maria Eduarda na posição de centrais e Rosa Maria como ponteira.

“Para nossa comissão técnica da Liga de Voleibol, é uma grande conquista, pois desde a base na escolinha da professora Chaiane e do auxiliar Paulo César, buscamos treinar, ensinar e preparar as meninas para estes momentos.

Tudo isso foi visando o aprendizado e evolução com investimento não somente nos treinos, mas na escola e participação no máximo de competições possíveis. O trabalho intenso serviu para que elas obtivessem a experiência necessária.

Não podemos esquecer de que o voleibol é um esporte coletivo, onde todos os atletas são parte disso. Nossa categoria sub-16 é um time de muita promessa no Estado do Paraná. A experiência que elas obtiverem no brasileiro irá somar muito para o nosso time como um todo”, destacou a Técnica da equipe Mayra Selella Mafioletti.

O projeto PROESPORTE é realizado pela prefeitura de Guarapuava em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, onde são feitos repasses de recursos financeiros para entidades e pessoas físicas.

“São realizados repasses de recursos financeiros, cerca de R$ 900.000,00 para entidades com CNPJ, associações sem fins lucrativos de várias modalidades que nós temos e R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para pessoas físicas.

Dentre esses, no caso específico do vôlei, a Liga de Voleibol de Guarapuava está nesse projeto, então ela recebe apoio. No caso das atletas, na viagem que elas foram selecionadas, tanto na parte de alimentação e transporte, a prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes cedeu estes apoios”, explicou o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.