Agrária abre inscrições para 2º Rally de conscientização ambiental
Estão abertas as inscrições para o 2º Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água, que será realizado no dia 14 de fevereiro, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. A competição integra aventura e conscientização ambiental, a fim de promover as boas práticas de agricultura.
De acordo com a comunicação da Agrária, as inscrições devem ser feitas pessoalmente pelos interessados que terão que assinar termo de responsabilidade no ato de inscrição. O pagamento da inscrição é feito mediante a doação, no dia do rally, de cinco quilos de alimentos não perecíveis por pessoa. Cooperados da Agrária devem fazer a inscrição na Cooperativa. Produtores rurais associados ao Sindicato (não cooperados) devem fazer a inscrição no Sindicato Rural.
PARTICIPAÇÃO
Poderão participar até quatro pessoas por veículo, sendo que cada equipe deve ser formada no mínimo por piloto e navegador. Ou seja, além dos competidores principais, podem participar ainda dois convidados. É proibida a participação de menores de 18 anos.
Promovido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), o rally conta com o apoio de Adama, FMC, Agroeste, Sistema FAEP, Sindicato Rural de Guarapuava, Sementes Agroceres, Tratorcase/Michelin e MacPonta Agro.
O evento é direcionado a cooperados da Agrária e sócios do Sindicato Rural de Guarapuava. Ao longo do trajeto, que passará por propriedades rurais da região, haverá diversas provas que abordam o tema Uso e Conservação do Solo e da Água. A largada será na Praça Nova Pátria (em frente ao prédio administrativo da Agrária, em Entre Rios), e a chegada, no Parque Recreativo Jordãozinho.
PROVA
Como em 2016, esta segunda edição será uma prova de regularidade, ou seja, o objetivo da equipe é seguir o trajeto determinado pela organização, mantendo médias horárias preestabelecidas. Haverá penalizações para as equipes que não cumprirem o tempo determinado.
Não haverá disputa direta de posições entre os competidores, já que todas as equipes devem manter a mesma velocidade. As equipes põem à prova sua própria capacidade de manter as médias horárias e de seguir o caminho correto. As médias variam no decorrer da prova e são compatíveis com o terreno em que a prova se desenvolve.
Como em todo rally de regularidade, não haverá mapas. O trajeto da prova será determinado pelo livro de bordo, que será entregue na largada. Vence a competição quem perder menos pontos, incluindo as provas.