Economia  

O sucesso profissional consiste em mudar velhos hábitos

Foto: Noeli Almeida

Por meio de palestras, Paulo inspira pessoas a alcançarem seus sonhos

Observar as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho é um ótimo passo para quem deseja um emprego, mudar de carreira ou abrir o próprio empreendimento. Estar sempre atualizado sobre os acontecimentos sociais, cultuar hábitos de leitura e treinar o bom humor auxiliam na comunicação e desenvolvimento pessoal.

Para o professor e coach, Paulo Sérgio Buhrer, que trabalha há mais de quinze anos ministrando palestras por todo o país com temas inspiradores relacionados ao sucesso, não existe um perfil único para o profissional no atual mercado que está em constante transformação. Quem está em busca de uma vaga de emprego precisa apresentar-se de forma proativa e evitar fazer apenas as atividades que foram designadas. Essas atitudes demonstram interesse e contribuem para o desenvolvimento de novas habilidades. “Na área profissional e na área pessoal é preciso encontrar o seu perfil. O perfil que o mercado exige basicamente são qualidades que qualquer profissional deveria ter, como uma atitude proativa. As pessoas geralmente ficam esperando que seja pedido à elas aquilo para o que elas foram contratadas .”

“Entregue mais do que o combinado. Isso é uma coisa espetacular para profissionais de qualquer área”, diz Buhrer

O professor salienta a importância de contribuir com o trabalho dos demais e ser prestativo sempre que necessário. “Se você é empresário faça mais do que o seu cliente espera. Se você é colaborador, faça mais do que o seu chefe espera. Se você fizer só aquilo para o que você foi contratado será muito difícil você ganhar uma promoção e um salário maior”.

Para Buhrer um dos segredos para alcançar sucesso é ter um Código de Honra, que consiste em determinar uma situação que seja capaz de motivar o indivíduo a progredir e conquistar objetivos cada vez maiores. Para ele, o sucesso não está ligado ao dinheiro, mas sim a conquistas que são capazes de transformar de forma positiva a mentalidade humana. “O dinheiro não é um código de honra, é uma consequência. Você precisa ter algo que te faça levantar todas as manhãs e pensar o que te faz estar motivado”.

A capacidade de se adaptar a novos ambientes e abandonar pensamentos negativos podem ser fatores impulsionadores de resultados. “ Até um tropeço na vida de quem é motivado estimula a pessoa. Ela vai pensar ‘ olha que legal, eu estou indo para frente’, agora, para quem não encontra essa motivação qualquer pequeno aborrecimento é transformado em um episódio catastrófico”, alerta Buhrer.

Disposição e principalmente vontade de aprender são alguns dos critérios que podem contribuir para acrescentar valor ao currículo do candidato.  Além de buscar uma carreira para ganhar dinheiro é preciso descobrir uma realização pessoal no trabalho, esse fator impulsiona o crescimento intelectual e pessoal.