Distrito da Palmeirinha recebe sessão grátis de cinema

Mostra do longa O Palhaço faz parte das comemorações do Dia do Cinema Nacional, festejado em 19 de junho

A Casa da Leitura no distrito da Palmeirinha foi transformada em cinema para apresentar o filme “O Palhaço” àquela comunidade. A mostra do longa faz parte das comemorações do Dia do Cinema Nacional, festejado em 19 de junho.

O projeto da prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), tem o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais do país.

Dirigido por Selton Mello e com a participação da atriz guarapuavana Larissa Manoela, o filme conta a história de Benjamin, um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança. Mas Benjamim acha que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho.

A estudante Eduarda Furquim Coutinho, de onze anos, que participou do evento, achou a ideia muito legal: “Eu gostei bastante, queria que tivesse mais vezes. Foi muito divertido, eu ri demais”, festejou.

“Nesse mês, no dia 19, a gente comemorou o Dia do Cinema Brasileiro. Queríamos, há algum tempo, planejar algo para celebrar a data e levar para o cinema mais pessoas. Então, a ideia é que esse projeto, por mais que tenha iniciado neste mês, continue de forma que mensalmente a gente possa escolher alguns lugares para passar o filme. Além dessa sessão, vamos ter no Teatro Municipal e no CEU das Artes, que fica lá no Jardim das Américas, em Guarapuava”, contou a secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak.

Ela ressalta ainda, que a ideia é valorizar o Cinema Nacional e proporcionar ao maior números de pessoas a oportunidade de assistir aos filmes indicados para toda a família,

“Talvez no futuro, possamos fazer sessões temáticas de acordo com alguma data comemorativa também. Mas a ideia é, principalmente, a gente valorizar o nosso cinema. O cinema é aberto para toda a comunidade. Desta vez teve a participação de muitas crianças porque elas fizeram a divulgação nas escolas. Estamos escolhendo filmes que sejam bons para a família toda. Primamos por filmes que são leves para as crianças, mas são divertidos para os adultos também assistirem”, explicou Rita.

As sessões serão gratuitas, abertas à população, porém apenas na apresentação no Teatro Municipal, será necessário realizar inscrição com antecedência por meio do link: https://linktr.ee/Culturaguarapuava

Programação:

22 de Junho, quarta feira – Teatro Municipal Marina Karam Primak, Centro.

9h (Sessão reservada para Escolas) – 14h30 (Sessão reservada para Escolas)

19h (Aberta ao público com confirmação de presença)

24 de Junho, sexta-feira – CEU das Artes, Jardim das Américas às 19h.