InovaLab realiza Censo Empresarial no município do Turvo
Projeto da Unicentro deseja mapear os empresários turvenses e as características do seus negócios
Se você é empresário no Turvo, no Paraná, é possível que nos próximos dias bolsistas do Laboratório de Inovação (InovaLab), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), batam a porta do seu comércio. Isso porque, com o objetivo de desenvolver políticas públicas e ações afirmativas para o empresariado local, está acontecendo a coleta de dados do projeto Censo Empresarial.
Para isso, uma equipe tem visitado as empresas turvenses e obtido informações sobre esses negócios. Com os dados fornecidos pelos proprietários, os bolsistas irão compilar essas informações e, a partir dos resultados, será possível entender qual o perfil do empresariado local, as especificidades, pontos positivos e negativos, dificuldades, empecilhos, entre outras características da rotina dessas pessoas.
O objetivo final é que, a partir da análise, o poder público e instituições (como associações comerciais) poderão desenvolver ações específicas, voltadas para as demandas locais. E é justamente desta forma que o projeto surgiu, com uma demanda apresentada pela prefeitura do Turvo à Unicentro.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município do Turvo, Mariana Ferreira do Rosário, o Censo será uma ferramenta importantíssima para que a cidade enfrente os desafios do mercado de maneira competitiva. “Com esses dados podemos criar estratégias direcionadas para fomentar a inovação, melhorar a capacitação profissional e promover investimentos nas áreas que mais necessitam”, apontou Mariana.
E o empresariado local tem sido receptivo com a equipe, conforme compartilha a bolsista do InovaLab Elisangela Campos. “Os empresários estão sendo extremamente receptivos e educados conosco, respondendo todas as perguntas, dando dicas. Realmente, está sendo um projeto bem bacana e com certeza terá grande impacto e resultado para o município”, afirmou a bacharel em administração.
Por isso, se você for empreendedor no Turvo, é possível que a equipe do censo bata a porta do seu comércio nos próximos dias para saber algumas informações relacionadas ao funcionamento dele. Se isso acontecer, os bolsistas estarão identificados e deixarão claro que o objetivo da coleta de dados é para fins de pesquisa.