ONG lança desafio online para combater as desigualdades de gênero

Para quebrar padrões sociais pré-determinados que aprofundam a desigualdade de gênero, expressa em cores, atividades e objetos específicos para meninos e meninas, a ONG Plan International lançou a campanha Desafio da Igualdade, com vídeos, animações, documentários, quadrinhos e cartilha disponíveis na internet, que revelam e mostram como combater os pequenos hábitos cultivados desde a infância e que levam ao machismo institucionalizado.

Pesquisa feita pela própria ONG com meninas de 6 a 14 anos revela que quase 40% delas percebem que não existem direitos iguais entre meninos e meninas. Os deveres também são desiguais: 81,5% das meninas arrumam a própria cama, contra apenas 11,5% dos meninos. Isso acontece porque as meninas são automaticamente relacionadas às atividades domésticas. Mônica afirma que é importante desmontar essas construções sociais.

“A gente quer trabalhar a igualdade de gênero, essa pauta desde a primeira infância. A gente acredita que se meninos forem criados entendendo que eles têm os mesmos direitos e as mesmas obrigações que meninas, vamos ter homens melhores para a sociedade”, conclui Mônica.

Para ler e assistir os materiais da campanha da ONG, acesse o site.

Rede Brasil Atual