Assistência Social intensifica atendimento a pessoas em situação de rua com a queda das temperaturas
Ações emergenciais incluem albergue noturno, distribuição de roupas e cobertores e presença constante expostas ao frio
Com a chegada das baixas temperaturas, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) reforça suas ações de acolhimento à população em situação de rua. Para garantir atendimento humanizado e contínuo, uma equipe técnica formada por assistente social, agente social, atendente social, psicóloga, pedagoga e motorista, foi disponibilizada para atuar em regime de escala, sob a referência do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), assegurando o atendimento diário tanto durante o dia quanto à noite, nos fins de semana e feriados, por meio do Plantão Social.
As abordagens sociais têm como foco a orientação e encaminhamento das pessoas em situação de vulnerabilidade. Aqueles que aceitam acolhimento são encaminhados ao albergue noturno, onde encontram abrigo seguro e alimentação. Para os que optam por permanecer nas ruas, a equipe distribui cobertores e roupas, além de orientar sobre os riscos da exposição ao clima gelado, garantindo proteção mínima contra o frio.
O trabalho da SEMADS é essencial para reduzir os riscos associados às baixas temperaturas, preservando a vida e a dignidade das pessoas em situação de rua. A presença de uma equipe multidisciplinar permite um olhar integral sobre cada caso, promovendo ações que vão além da assistência emergencial. As ações da SEMADS e do CREAS têm caráter emergencial, orientativo e preventivo, considerando as condições climáticas intensas previstas para os próximos dias.
A Secretaria de Assistência Social disponibiliza canais para a população comunicar casos de pessoas que estejam expostas ao frio e à chuva, como o CREAS, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30, os contatos são: telefone (42)3142-0566 e WhatsApp (42)3142-0533. Fora desse horário, em situações de emergência, o contato deve ser realizado pelo Corpo de Bombeiros, no telefone 193. O Corpo de Bombeiros possui contato direto com a equipe de abordagem social do município.