Abertas inscrições para o 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Espaço para o compartilhamento de experiências e informações que facilitem o surgimento das cidades inteligentes, o 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais já tem data para acontecer: dias 19 e 20 de novembro, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos pelo site http://congresso.redecidadedigital.com.br/.

Esta terceira edição promovida pela Rede Cidade Digital (RCD), cujo tema central é O Uso da Tecnologia no Processo Pedagógico nas Escolas Públicas, pretende reunir gestores, especialistas, governos e empresários para um grande diálogo em torno do uso da internet e tecnologias educacionais que possam aprimorar o ensino no país.

Para o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime PR), Celso Augusto Souza de Oliveira, será a oportunidade para que secretários municipais possam analisar propostas e modelos, levando as discussões para as cidades. Existe a necessidade de pedagogicamente entender como isso vai funcionar, abrindo esse debate para a sociedade, pais, professores e academia. Vejo um espaço como esse do Congresso de Cidade Digital, que trata o assunto de Educação, como a mola mestre para articular tudo isso, disse. Antigamente eu poderia questionar se eu quero tecnologia ou não na Educação. Hoje eu tenho que simplesmente saber como vou aplicar porque a tecnologia já está inserida e não tem como evitar, frisou.

De acordo com o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, a ideia é estimular a implantação de políticas públicas neste setor, já que indicadores mostram que a tecnologia ainda é pouco explorada no aprendizado escolar. Vamos debater conceitos, iniciativas e conhecer modelos em andamento nas cidades. Nesta profusão de tecnologias, de acesso à internet, a Escola tradicional tem que mudar seu perfil. Professor não é fonte única de conhecimentos. E os professores precisam discutir sobre o assunto, ser informados, capacitados para uso adequado e responsável da tecnologia na sala de aula, reforçou ele.

O diretor da RCD explica ainda que durante os dois de Congresso, além do tema principal, prefeitos, secretários municipais e gestores terão acesso a soluções e uso das TIC nas demais áreas de interesse das Prefeituras como gestão eletrônica de documentos, iluminação pública, softwares, infraestrutura de rede, entre outros.

Em 2014, o II Congresso Paranaense de Cidades Digitais realizado em Foz do Iguaçu reuniu representantes de 100 diferentes localidades, de nove estados brasileiros, demonstrando, conforme ressaltou o diretor da RCD, a grande demanda sobre o assunto e interesse de gestores em conhecer mais como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão impulsionando o desenvolvimento econômico e social em diversas localidades.

O 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e associações de municípios regionais, Terra Roxa Investimentos e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime PR).