CAD volta a Umuarama em busca de vaga nas quartas da Série Ouro
Cinco meses depois de sofrer uma das derrotas mais duras da temporada no Ginásio Amário Vieira da Costa, equipe guarapuavana retorna ao palco para decidir classificação diante do Umuarama
Há pouco mais de cinco meses, o CAD deixou o Ginásio Amário Vieira da Costa vivendo um dos momentos mais difíceis da temporada. Naquela noite de abril, pela terceira rodada da Série Ouro do Campeonato Paranaense, a equipe guarapuavana foi derrotada pelo Umuarama por 7 a 1. O resultado aprofundou o início ruim no Estadual e foi seguido, dois dias depois, pela saída do então treinador Fernando Manta Júnior.
Nesta segunda-feira (21), às 20h, o CAD retorna ao mesmo ginásio. Mas o cenário agora é completamente diferente. Desta vez, a equipe entra em quadra para disputar uma vaga nas quartas de final da Série Ouro. Depois do empate por 2 a 2 no primeiro confronto das oitavas, disputado diante de um Ginásio Joaquim Prestes lotado, quem vencer em Umuarama avança na competição.
Em caso de novo empate no tempo normal, a decisão seguirá para a prorrogação. Persistindo a igualdade, a classificação será definida nos pênaltis.
O intervalo entre as duas visitas a Umuarama ajuda a contar a história da temporada do CAD. O time que sofreu sete gols em abril atravessou mudanças no comando técnico, momentos de pressão na tabela e chegou a ocupar as últimas posições do Estadual. Eduardo “Baiano”, nome conhecido do torcedor guarapuavano e treinador nas conquistas estaduais de 2010 e 2014, retornou ao clube em maio com a missão de recuperar a equipe.
A reação não aconteceu de maneira imediata. Em junho, o CAD ainda aparecia na 13ª colocação, com apenas quatro pontos conquistados. Aos poucos, porém, passou a somar resultados importantes. Entre eles esteve uma vitória sobre o então líder Pato e uma goleada por 4 a 0 diante do Cascavel. A equipe terminou a primeira fase na 11ª posição, com 14 pontos, garantindo a permanência na elite do futsal paranaense e também uma vaga nos playoffs.
Foi uma recuperação construída em uma competição na qual o desequilíbrio ofensivo entre CAD e Umuarama ficou evidente ao longo da primeira fase. Enquanto o time do Noroeste marcou 50 gols em 13 partidas, média próxima de quatro gols por jogo, o CAD balançou as redes 25 vezes no mesmo período. O Umuarama terminou a fase classificatória na sexta colocação, com 20 pontos, enquanto os guarapuavanos ficaram seis pontos atrás.
No mata-mata, entretanto, os números anteriores perderam parte do peso. No jogo de ida, em Guarapuava, o CAD conseguiu equilibrar o confronto diante de um dos ataques mais produtivos da competição e ficou no empate por 2 a 2. O resultado deixou a disputa completamente aberta para o duelo desta segunda-feira.
O retrospecto recente também mostra como os encontros entre as equipes têm apresentado cenários completamente diferentes. Em 2025, o CAD conseguiu vencer o Umuarama por 4 a 2 dentro do Amário Vieira da Costa. Em abril deste ano, sofreu o 7 a 1. Agora, retorna ao local tentando escrever uma terceira história.
Depois de uma temporada marcada por mudanças, dificuldades e recuperação, o CAD chega ao momento em que praticamente tudo se resume a 40 minutos.
O time que saiu de Umuarama goleado em abril retorna em setembro com a oportunidade de deixar a cidade classificado para as quartas de final.
A transmissão será feita pelo Radar Esportivo através do YouTube a partir das 20:00 horas.

