Vida Digna II: Noventa e nove casas são entregues a famílias de Guarapuava pelo programa
Famílias contempladas recebem as chaves das casas em solenidade com entes do governo federal e municipal
Noventa e nove famílias de Guarapuava receberam nesta sexta-feira (23/01) as chaves de suas novas casas. O ato de solenidade de entrega do programa vida digna II reuniu os moradores, autoridades locais, estaduais e federais, e representantes das empresas envolvidas no projeto.
O ato, mais do que simbólico, serviu também para a assinatura de contrato e possibilitou aos contemplados a se mudarem para as residências. Os moradores que fazem parte do programa de faixa 1, destinado para pessoas com renda até R$ 2.850,00, receberam as chaves de suas novas casas.
Para a dona de casa Valéria Delgado a nova residência vai mudar a realidade da família. “É uma gratidão, porque são anos e anos só pagando aluguel, tenho 5 filhos, passei por várias situações difíceis na minha vida e hoje é uma grande felicidade”, confessou. Quem também acredita que a vida vai melhorar agora, com as chaves da nova casa na mão, é Jéssica de Paula. “É uma felicidade, é inexplicável. Para a gente, que morávamos nos fundos da casa da minha mãe, é um sonho realizado”, contou.
Conquista coletiva
A concretização do programa Vida Digna II em Guarapuava passou por diversas mãos desde 2023. A frente da gestão do município, dando sequência e finalizando o projeto, o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala (PL), celebrou a entrega realizada. “É muito gratificante, eu sempre falo, quero entregar uma Guarapuava mais justa, mais humana e mais próspera, nós vamos concretizar isso entregando moradias justas para a nossa população”, comenta.
Também presente na solenidade e representando a Ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann (PT), o Gerente Federativo do Governo Federal, Josias Lech, enxerga nesta entrega realizada, uma forma de corrigir uma dívida histórica com a população. “É uma grande satisfação o governo federal estar presente em Guarapuava. Construir moradia é promover a dignidade das pessoas, é fazer brotar a emoção por um motivo muito justo para cada um deles”, destacou.
Legislativo presente na entrega
Comemorando a entrega das 99 casas, vereadoras e vereadores da Câmara de Guarapuava também estiveram presentes na solenidade, reafirmando a importância dessas ações.
Profª Bia (PV) comemora toda a trajetória, desde 2023, até a concretização do Vida Digna II para as famílias contempladas. “Guarapuava é a primeira cidade do Sul do Brasil recebendo essas casas, e nós conseguimos fazer essa ponte, junto das secretarias municipais e da prefeitura, em que mesmo mudando o governo municipal, o projeto continuou. Para nós é uma honra fazer parte disso”, celebra.
Já Cris Wainer (PT) destacou a volta destes programas ao município. “Eu estive em Brasília quando o presidente anunciou que os municípios deveriam cadastrar as áreas e seriam contemplados. Agora, Guarapuava retorna com a entrega e de fato o simbolismo que isso traz, as famílias recebendo suas próprias moradias”, lembra a vereadora.
O vereador Danilo Dominico (PP), que atuou como Secretário Municipal de Habitação na fase inicial do programa Vida Digna II em Guarapuava, comenta o sucesso dos trabalhos após a entrega. “Guarapuava saiu na frente, nós tínhamos toda a infraestrutura necessária e hoje, as famílias estão aqui para que peguem as suas chaves de suas residências. Guarapuava merece esta entrega”, comemora.
Como parte da constituição, a vereadora Professora Terezinha (PT), destaca o direito e a necessidade de cada cidadão ter a sua casa própria. “É um grande avanço na minha avaliação, e isso representa uma política pública sendo implementada pelos entes responsáveis, governo federal e a prefeitura, isso é muito importante. Eu fico muito feliz por imaginar a alegria das famílias que recebem a sua casa hoje”, festeja.
Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Nego Silvio (PL), Rodrigo do Agita (Podemos), Marcio Carneiro (Cidadania) e Paulo Lima (PP).
