Unicentro participa da criação do Vocabulário do Novo Coronavírus

Ensino remoto, distanciamento social e coronavírus são algumas das palavras

Ensino remoto, distanciamento social, coronavírus. Essas são algumas das palavras que, desde o início da pandemia, nos primeiros meses de 2020, passaram a ser repetidas milhares de vezes. Esses e outros termos ganharam importância no nosso dia a dia e, por isso, foram agrupados no Vocabulário da Pandemia do Novo Coronavírus.

O trabalho, lançado na última segunda-feira (02), foi produzido por dez instituições de ensino superior brasileiras em colaboração com o Observatório de Informações em Saúde e conta com definições para palavras que têm circulado na imprensa nacional desde 2020.

Para a realização da pesquisa, 26 pesquisadores colaboraram e dois deles são da Unicentro – a professora Maria Cleci Venturini e a doutoranda Adriana Bernardim, ambas do Programa de Pós-Graduação em Letras Maria Cleci Venturini.

Os colaboradores trabalharam divididos em quatro subgrupos – ou núcleos de pesquisa – que são Educação e Pandemia; Corpo e Pandemia; História, Memória e Pandemia; Vida, Saúde e Pandemia. “Nós fomos juntos buscando o que é veiculado sobre a pandemia nos meios de comunicação e elencamos, então, centenas de palavras”, relatou Maria Cleci.

Segundo a profesosra da Unicentro, cada subgrupo pesquisou e organizou os verbetes de forma compartilhada, de modo que ninguém é o autor de um vocabulário, mas sim todo o grupo é autor do projeto. O vocabulário está em sua primeira fase de elaboração.

Nesse momento, foram lançados 15 verbetes com suas definições e nuvens de palavras associadas. Os demais, serão publicados aos poucos. “Esse vocabulário foi considerado de importância para a saúde e é uma contribuição da linguística”, avaliou Maria Cleci.

O Vocabulário da Pandemia está disponível e pode ser acessado pelo link clicando AQUI.