Obras de melhorias interrompem abastecimento de água no domingo

Sanepar inicia trabalhos na estação de captação de água do Rio das Pedras para ampliação

No próximo domingo (9) a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) dará continuidade às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Guarapuava. Para melhorar a capacidade do sistema, serão executadas obras na estação de captação de água do Rio das Pedras.

Para isso, será necessário interromper o abastecimento no período em que as equipes estiverem trabalhando. Esta é a primeira etapa de obras que continuarão no dia 23 de novembro, também domingo, quando haverá nova parada programada.

As obras iniciam às 5h e, se não houver imprevistos, a previsão é a de que sejam concluídas até o início da tarde, explica João Edson de Lima, gerente regional de Guarapuava. De acordo com Lima, a intervenção será realizada no domingo de manhã por se tratar de dia e horário em que o consumo é baixo, se comparado ao mesmo período durante os outros dias da semana. Não é possível realizar uma obra desse tipo sem parar o abastecimento, então o mais adequado é fazer isso num domingo, de modo que afete o menos possível a vida das pessoas, esclarece.

Para esta etapa da obra será necessário interromper o abastecimento de cerca de 90% da população do perímetro urbano. Será mantido o abastecimento nos hospitais Santa Tereza e São Vicente de Paulo, no Sisgap, na Unidade de Pronto Atendimento do Batel e no Centro de Urgência do Trianon, além da 14ª Subdivisão de Polícia e da Penitenciária Industrial.

A orientação, quando se faz uma intervenção deste porte, é sempre a mesma: que todos os domicílios devem ter caixa-d’água e que a população use a água racionalmente, destaca João Edson. É importante também que os clientes se programem com antecedência e continuem economizando para que não falte água por mais tempo ainda aos clientes que ainda não estiverem recebendo o produto, já que a normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa.

Paradas futuras: Por causa dos investimentos que estão sendo feitos e dos que já estão projetados, é possível que outras paradas programadas ocorram futuramente. A equipe técnica já está definindo os detalhes para a próxima parada, que deve acontecer no dia 23 de novembro, adianta o gerente.

Com conteúdo da assessoria