Parque do Jordão, ótimo para os dias de sol

O Parque do Rio Jordão é o atrativo para os moradores de Guarapuava nos finais de semana de sol. É a praia daqui. Mas já viveu dias terríveis, como quando o Jordão saiu do seu leito e inundou áreas vizinhas, durante a enchente do ano de 2015.

Ao contrário do que se imagina, o Parque não fica muito distante do centro da cidade (são apenas 7 quilômetros). Muita gente vai de bicicleta ou de moto, mesmo porque bem ao lado, tem uma pista de MotoCross, praticamente escondida. Só o ronco das motos e, às vezes, um motoqueiro que aparece “voando” no meio do mato, denuncia sua existência.

No caminho encontra, ainda, uma pista de Kart, onde há poucos dias houve um campeonato de nível nacional. Qualquer um pode entrar e ver as corridas, mas ainda falta infraestrutura para quem quer assistir ou locar um carro para se divertir um pouco. Coisa que a diretoria promete pensar para um futuro não muito distante.

Com um leito de rocha pura, em épocas de poucas chuvas como agora, é um lugar perfeito para brincar na água. Mas há riscos, tanto que existem placas alertando sobre a proibição de nadar, mas quase ninguém dá muito atenção para isso.

  • Crianças, jovens e adultos se refrescam nas águas do Jordão. E olha que nem estamos no verão e água deve estar bem gelada.

No caminho é possível encontrar ‘bicicleteiros’ que descem com a brisa no rosto. A subida, porém, é sofrida. Quase todos empurram a bike, porque pedalar é muito difícil. A menos que você esteja em plena forma, claro.

Os motoqueiros com suas vestimentas especiais para o MotoCross podem ser encontrados se refrescando nos bares que existem antes e depois da ponte. É preciso, porém, fazer com que o semáforo na ponte funcione. No domingo, como a passagem dá para apenas um carro, era preciso esperar a boa vontade de alguém de um lado para que a fila do outro lado pudesse atravessar.

Excelente programa para final de semana para aqueles que não possuem suas ‘dachas’ nos alagados. Outro lugar que vamos mostrar em breve aqui, já que a intenção é apontar aos moradores locais, onde se pode fazer turismo dentro da própria cidade. Ou não região!

 

Como chegar

Se você está dentro da cidade, pegue a Rua Saldanha Marinho e vá até o final. Será obrigado a virar a direita. É a rua Vereador Rubem Siqueira Ribas. Você está no caminho certo.

Siga sempre reto que sete quilômetros depois estará atravessando a ponte sobre o Rio Jordão.

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA