‘Sim’ leva 95% dos votos em consulta para criar país com três estados do Sul, diz comissão

O “sim” alcançou mais de 95,6% da votação na consulta do movimento que prega a separação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para formar um novo país.

A votação ocorreu no sábado (1) em quase 2 mil urnas (835 delas no Estado). A coordenação garante que mais de 500 mil pessoas participaram. Até esta segunda-feira (2), ainda faltava computar votos do Rio Grande do Sul, que somou 397 mil votantes, para fechar o resultado do Plebisul.

A superintendente do movimento “O Sul é o Meu País” no Estado, Anidria Rocha, explica que novas consultas devem ser realizadas até 2017, antes de dar encaminhamento à pauta. O movimento quer levar a proposta à Organização das Nações Unidas (ONU).

No Rio Grande do Sul, cidades nas regiões do Vale do Caí, Taquari e Serra Gaúcha tiveram maior participação. Em Porto Alegre, teriam sido 10 mil pessoas.

O movimento estabeleceu como meta chegar a 5% dos eleitores de cada estado. Em Santa Catarina, foram 272 mil e eram buscados 230 mil. No Rio Grande do Sul, alcançou-se 397 mil, e a meta era de 372 mil. Mas no Paraná foram apenas 24 mil votos.

Guarapuava

A consulta popular espontânea realizada pelo Movimento O Sul é o Meu País, no último sábado (1°), em Guarapuava, registrou o total de 1.588 votos. Desses, foram contabilizados 1.405 votos (88,48%) a favor e, 183 votos (11,52%) contra a independência dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do país.

O presidente do movimento em Guarapuava, Adriano Winkler, disse que “o resultado foi conquistado por voluntários que se ofereceram para trabalhar sem receber nada em troca, apenas por que acreditam em nosso Sul, voluntários que investiram do próprio bolso para que o Plebisul ocorresse em Guarapuava e em todas as cidades do Sul”.

Seis urnas foram colocadas à disposição no município: duas urnas no Terminal da Fonte, duas no Calçadão da XV, uma no Parque do Lago e uma no Terminal do Trevo.

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

1 comentário

  1. Pablo

    Grande vitória para o movimento libertário! Mesmo que tal separação não ocorra, tal iniciativa só vem a fortalecer o liberalismo clássico, no Brasil. Finalmente o povo acordando… Estado grande não funciona. Cabe lembrar que esse tipo de movimento já existe noutras partes do país. Espere mais gente lendo Von Mises e Rothbard…

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA