Moradores do Guairacá terão água potável em casa

Ordem de serviço para obra de saneamento rural foi assinada na tarde dessa quinta-feira

Moradores do Distrito de Guairacá terão, enfim, água potável em casa. Foi assinada, nessa quinta-feira (22), a ordem de serviço para a implantação de um sistema de saneamento rural, que promete colocar fim ao antigo problema de abastecimento que atinge a comunidade há anos.

A cerimônia de assinatura ocorreu no próprio distrito e contou com a presença da vice-prefeita, Rosângela Virmond, secretariado e de lideranças locais e estaduais, incluindo vereadores Nego Silvio, Buiu, Marcio Carneiro, Danilo Dominico, Vardinho, Professor Saulo, Kiçula, o deputado estadual Artagão Júnior e o deputado federal Rodrigo Estacho, que reforçaram o compromisso com o desenvolvimento das comunidades rurais.

O prefeito Denilson Baitala destacou o compromisso com o desenvolvimento das comunidades do interior. “Eu e a vice-prefeita Rosângela estivemos aqui, no distrito Guairacá, e vimos de perto a dificuldade que a comunidade enfrentava com a falta de água tratada. Aquilo nos marcou muito e, desde então, assumimos o compromisso de mudar essa realidade”, afirmou o prefeito.

“Hoje, com o apoio da Sanepar, estamos iniciando uma obra que representa dignidade, saúde e respeito às famílias do distrito. Como alguém que também vem de um distrito, eu sei o quanto essas melhorias fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Por isso, enquanto estiver na prefeitura, farei tudo que estiver ao meu alcance para levar mais infraestrutura e qualidade de vida para cada distrito de Guarapuava”, completou.

O projeto, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, a Sanepar e o Instituto Água e Terra (IAT), faz parte da modalidade de saneamento rural, um modelo cooperativo onde a Sanepar fornece os materiais, equipamentos, bombas, sistemas de tratamento (Casa de Química) e também promove o treinamento da comunidade para operação e manutenção do sistema. Já a prefeitura entra com a mão de obra, executando a abertura e fechamento das valas para a instalação da rede.

“O distrito enfrentava um problema grave de abastecimento. A água era escassa e de qualidade ruim. A prefeitura perfurou um novo poço, com apoio do IAT, e agora, com essa parceria oficializada com a Sanepar, vamos garantir água de qualidade para a população”, explicou o gerente regional  da Sanepar de Guarapuava, Carlos Alberto Gonçalves.

Serão 5.400 metros de rede de distribuição, além da instalação e ativação da bomba do novo poço. Também está prevista a capacitação da comunidade para o uso consciente da água e operação do sistema.

Ao todo, 126 famílias serão beneficiadas diretamente pela nova estrutura, que deve melhorar significativamente a qualidade de vida da população de Guairacá. A expectativa é de que, com a conclusão das obras, os moradores finalmente tenham acesso regular e seguro à água potável, um direito básico e essencial.

Moradora do distrito, há 22 anos, Leidiane Teixeira de Freitas destacou a importância da obra de saneamento para a comunidade, que há muito tempo aguardava por melhorias.

“A gente mora aqui há tantos anos e sempre sonhou com melhorias, como asfalto, posto de saúde, infraestrutura básica. Durante muito tempo, o distrito ficou esquecido, e agora a gente sente que foi ouvido. Ver que o projeto vai sair do papel e as obras estão começando é algo histórico pra toda a comunidade”, ressaltou Leidiane.

A ordem de serviço representa um avanço concreto no compromisso com o bem-estar das comunidades rurais de Guarapuava, e reforça que, com parcerias e planejamento, é possível transformar realidades e garantir acesso a serviços essenciais, mesmo nos pontos mais distantes do município.

 

Deixe um comentário