Prefeitura inicia programa “Férias com Inovação” para o público infantil
Projeto transforma o período de lazer em uma experiência educativa, com oficinas práticas de robótica e impressão 3D
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciou nessa segunda-feira (12), o programa Férias com Inovação, uma iniciativa educacional voltada a crianças de 6 a 10 anos que promove o aprendizado prático em tecnologia durante o período de recesso escolar.
O projeto tem como objetivo transformar as férias em uma período de aprendizado, unindo criatividade, inovação e educação, por meio de oficinas de robótica, impressão 3D, Arduino, eletrônica e pensamento computacional. A proposta é estimular competências, como raciocínio lógico, trabalho em equipe, autonomia e resolução de problemas, desde a infância.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Klosouski, destacou que o programa busca aproximar as crianças do universo tecnológico e apresentar o espaço como um ambiente acessível à população. “O Férias com Inovação reúne crianças de 6 a 10 anos que, durante três semanas, vão participar de oficinas de robótica e impressão 3D. Nosso objetivo é disseminar a cultura da inovação e trazer as crianças para conhecerem esse novo espaço, que está disponível para a população de Guarapuava”, afirmou.
Nesta primeira atividade, os participantes conheceram a estrutura da Secretaria de Inovação, os profissionais que atuam no espaço e os equipamentos disponíveis. A programação incluiu ainda uma aula introdutória e a primeira dinâmica prática, com o uso de canetas 3D, proporcionando o primeiro contato das crianças com a tecnologia de impressão tridimensional.
O coordenador do projeto, Pedro Teles, explicou que o primeiro dia foi pensado para acolher os participantes e apresentar a proposta do programa. “Hoje as crianças vieram conhecer a Secretaria, entender como vai funcionar a colônia de férias e como tudo isso vai culminar no final do projeto. A ideia é descobrir a tecnologia junto com elas, de forma gradual e prática”, ressaltou.
Segundo o coordenador, as dinâmicas iniciais também permitem observar o desenvolvimento criativo dos participantes ao longo das semanas. “Aplicamos atividades voltadas à criatividade, como desenhos e o uso das canetas 3D. Vamos acompanhar como a percepção dessas crianças sobre a tecnologia evolui até o final do mês, especialmente com a introdução à impressão 3D no modelo FDM”, completou.
A experiência também agradou os participantes. Para Giovani Pilati, uma das crianças inscritas no programa, o primeiro dia superou as expectativas. “Eu achei que esse curso é realmente muito bom. Gostei bastante da experiência de fazer o desenho da impressora 3D e do ambiente, que é bem bonito e diferente. Até agora me surpreendeu bastante”, contou.
O Férias com Inovação segue até o fim de janeiro, com oficinas realizadas em sistema de rodízio entre robótica e impressão 3D, nos turnos da manhã e da tarde, proporcionando às crianças uma vivência prática e educativa no campo da tecnologia e da inovação.