WinterShow: Variedade de cevada do beneficia produção dos cervejeiros artesanais

Por meio do projeto Caminhos do Malte Guarapuava abastece a maioria das cervejarias do Brasil

Considerada a capital paranaense da cevada e do malte, Guarapuava abastece a maioria das cervejarias do Brasil e, por meio do projeto Caminhos do Malte, coordenado pela Secretaria de Turismo, desponta na rota turística das cervejas artesanais do Paraná.

Para ostentar esse título e garantir a qualidade do exigente mercado cervejeiro, a pesquisa é fundamental. Quesito no qual o município tornou-se referência com o WinterShow, maior evento técnico-científico do Brasil voltado a cereais de inverno, promovido pela a Cooperativa Agrária e a Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária).

O vice-prefeito e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro, esteve no campo da Fapa, acompanhando as palestras e visitando os cerca de 90 expositores, número recorde no evento que chega a 16ª edição.

Segundo Vezzaro, ao promoverem o WinterShow, a Agrária e a Fapa dividem, não apenas com seus cooperados como também com agricultores de todo país, tecnologia para os cereais de inverno, elevando a qualidade da produção, reduzindo custos e garantindo lucro. Tendo essa matéria-prima abundante e de excelente no nosso quintal e guarapuavanos interessados em produzir cervejas artesanais em maior escala, a Secretaria de Turismo implantou o projeto Caminhos do Malte, afirmou.

Os resultados aparecem em números. Em menos de dois anos, subiu de duas para oito cervejarias artesanais em Guarapuava, com rótulos devidamente registrados no Ministério da Agricultura e Abastecimento. Até o fim do ano, serão 10. O projeto municipal apoia e regula a atividade, promove o empreendedorismo e o associativismo e propicia a comercialização do produto, através de eventos e da rota turística do malte, acrescentou Itacir.

Com o aumento da produção e do consumo, os cervejeiros artesanais agora querem ser conhecidos pelo sabor e qualidade dos rótulos. O programa de melhoramento da Fapa desenvolveu a Imperatriz que não apenas atende os anseios dos cooperados da Agrária no que diz respeito à produtividade como também às particularidades exigidas pela indústria de fabricação do malte. Entre os principais diferenciais estão o porte adequado, que a torna menos suscetível ao acamamento, e a grande tolerância a doenças, como mancha em rede, explicou o pesquisador, Noemir Antoniazzi.

A Associação dos Cervejeiros Artesanais de Guarapuava agradece. Cerca de 90% do malte utilizado pelos cervejeiros locais vem da Agrária. Ficamos entusiasmados cem saber que o que era bom ficará ainda melhor com essa nova variedade. Nosso produto está conquistando o paladar dos guarapuavanos e dos moradores das cidades nas quais participamos de eventos. Então é o nome de Guarapuava que levamos para fora, da nossa cevada, do nosso malte e da nossa cerveja. Nosso sabor é inigualável, garantiu a secretária da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Guarapuava, Ivonete Moraes, destacando que o cerveja servida durante o almoço do WinterShow é de fabricação local.

O sucesso da Feira

O 16º WinterShow, realizado entre terça e quinta-feira (15 a 17), recebeu 1.100 visitantes apenas no primeiro dia, um recorde de público. Para suprir a necessidade de conhecimento dos participantes, houve aumento de 24% no número de expositores em relação à edição do ano passado, chegando a 89.

O coordenador da Fapa, Marcio Mourão, ressaltou que os números refletem, sobretudo, o interesse dos cooperados e demais produtores rurais de se atualizarem sobre as melhores técnicas para rentabilizar as culturas de inverno.

O evento também teve palestras sobre Inovação e o Futuro dos Negócios, com o empresário, investidor-anjo e professor pela FGV, Arthur Igreja; e Transformação Digital e o Futuro do Agronegócio, com empreendedor serial, investidor-anjo, mentor de startups e autor de 60 Dias em Harvard, Allan Costa.

O cantor Leo Chaves encerrou o WinterShow falando sobre Gratidão: o ciclo constante do plantio e colheitas da vida. Como identificar o caminho certo. O WinterShow é referência no agronegócio por difundir pesquisa e tecnologia, porém o evento vai além e contribui com o fomento do turismo de negócios, movimentando a rede hoteleira, setores gastronômico e cervejeiro, entre outros, finalizou o vice-prefeito de Guarapuava.