Unicentro; Seti repassa 193 mil reais para estruturação da Clínica e Academia Escola de Educação Física

Dinheiro será usado para comprar equipamentos que permitirão a prática de exercícios; compra que tem como objetivo melhorar as ações de ensino, pesquisa e extensão

Um Termo de Cooperação Técnico-Financeira firmado entre a Unicentro e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná vai possibilitar o desenvolvimento do projeto de estruturação da Clínica e Academia Escola de Educação Física, a CAEF.

O valor repassado para a execução do projeto vem do Fundo de Ciência e Tecnologia do estado e soma 193.620 reais. O que possibilitou que o recurso fosse destinado ao projeto foi o apoio do deputado estadual Rodrigo Estacho.

É um recurso que nós liberamos do Fundo de Ciência e Tecnologia do Estado. Nós conseguimos, na medida em que o deputado apadrinhou este projeto da Unicentro, acelerar o processo de liberação desses recursos dentro do conjunto de demandas que temos. As demandas são sempre maiores do que as condições de atendimento, então a atuação parlamentar facilita que a demanda possa ser realizada pelo governo para o atendimento, destaca o superintendente de Ciência e Tecnologia do Paraná, Aldo Nelson Bona.

O deputado estadual Rodrigo Estacho, que acompanhou a assinatura do Termo de Cooperação, ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo projeto e sinalizou novas possibilidades apoio às atividades da Unicentro.

Eu fico muito feliz, principalmente eu que sou novo na política e estudei na Unicentro, fico muito feliz em dar essa pequena contribuição em prol do campus, em prol da comunidade. Vai ser de grande importância. É o primeiro passo. Podemos fazer muito mais. Meu gabinete na Assembleia Legislativa está de portas abertas para tudo que for preciso e estiver ao nosso alcance em prol dessa comunidade e da luta do meio acadêmico.

Recurso – O dinheiro será usado para comprar equipamentos que permitirão a prática de exercícios. Compra que tem como objetivo melhorar as ações de ensino, pesquisa e extensão. Os equipamentos, por exemplo, serão utilizados no atendimento voltado para a reabilitação de pacientes usuários das demais clínicas da universidade.

Para o coordenador do projeto, professor Bruno Portela, a estruturação da academia com equipamentos de musculação é uma demanda antiga que, agora, sendo atendida, beneficiará as comunidades interna e externa da universidade.

O projeto que nós temos é o da Clínica e Academia Escola que funciona aqui no Cedeteg, que é um projeto que nós temos já há alguns anos. Auxiliamos a comunidade para prescrição de atividade física mais especializada, disse.

Segundo Bruno, o projeto não tinha equipamento de musculação para que pudesse ser utilizado para treinar a comunidade e os acadêmicos mesmo. O objetivo é equipar nossa academia para que nós possamos utilizar eles para fazer o ensino do nosso aluno de graduação e também de pós-graduação e prestar serviço para a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, explicou.

Para o diretor do campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes, a estruturação da Academia Escola vai possibilitar que o estágio dos acadêmicos de Educação Física, que hoje é feito em outras academias da cidade, seja desenvolvido na própria universidade. Ele destaca que a academia será mais um espaço de prestação de serviço à comunidade e ressalta a importância do apoio parlamentar para a liberação dos recursos.

É uma alegria bastante grande para o campus Cedeteg receber esse recurso. A academia era um sonho do curso de Educação Física, da nossa comunidade, pois, a partir de agora, temos um ambiente apropriado para estágios dos nossos estudantes, temos um ambiente apropriado para vários projetos de extensão, declarou.