Tênis pendurados em fios da rede elétrica

Tudo o que você sempre quis saber sobre essa prática, mas tinha medo de perguntar

Quem nunca se deparou com essa cena: um par de tênis pendurado em um fio de energia? Fala a verdade, você já deve ter visto isso inúmeras vezes, ao longo da vida, e se perguntado como eles foram parar lá e por qual motivo, não é mesmo? Pois chegou a hora de você ficar sabendo o verdadeiro motivo. Acomode-se na poltrona e relaxe, porque nós vamos te explicar tudinho (ou quase tudo).

Parece até uma brincadeira de criança, no entanto, é algo que costuma ir muito além e ser bem mais preocupante que isso. Se você vir um par de tênis pendurados em fios da rede elétrica, fique sabendo que não se trata de um ato isolado, que ocorre, apenas, no seu bairro, na sua cidade.

Ao que tudo indica, em muitos casos, os tênis pendurados em fios podem ser sinais de coisas ruins. Inclusive, para quem não sabe, essa prática tem até nomes, como shoefiti, termo que nasceu da união entre as palavras “shoe” (sapato, em inglês) e fiti (do grafiti, arte de rua) e muitos outros mundo afora.

Pesquisas mostram que a prática nasceu nas ruas dos Estados Unidos e indicava o limite do território de algumas gangues. Na Espanha, os tênis pendurados em fios de alta tensão têm significado parecido e sinalizam que ali existe um acordo entre a polícia e a máfia. Já, na Austrália, os tênis pendurados parecem se tratar de algo menos dramático: eles são jogados quando alguém perde a virgindade.

No Brasil, o significado dessa prática não é, digamos, tão romântico assim. Dizem que os tênis pendurados são um ato de bullying ou, se preferir, uma tortura a mais com as vítimas de furtos e roubos, que são obrigadas a caminhar descalçadas depois de ter seus pertences levados.  Porém, os tênis pendurados em fios de alta tensão também costumam indicar um ponto de venda de drogas.

A questão dos tênis é algo tão comum pelo mundo que estimulou até um estudo do diretor americano Mattew Bate. Foi ele quem primeiro se incomodou com o mistério que esse ato popular escondia e começou uma pesquisa sobre o verdadeiro significado dos tênis pendurados em fios pelo mundo.

Para isso, Mattew divulgou um número de telefone e incentivou que as pessoas ligassem para dar suas próprias versões sobre esses sapatos no fio. Depois de um tempo, os mais surpreendentes significados foram atribuídos ao ato e uma grande lista foi feita, dando também origem ao curta-metragem “The Mistery of Flying Kinks” (O Mistério dos Tênis Voadores, em português). Vale a pena conferir.

Energisa alerta sobre riscos de objetos na rede de energia elétrica

Mesmo as pessoas que ignoram todos os significados ruins dessa prática, e jogam seus calçados nos fios por pura diversão, precisam parar. Isso porque os tênis pendurados em fios podem provocar sérios problemas. Não são raros quando os tais tênis voadores, ou seja, os tênis pendurados nos fios de alta tensão acabam causando curtos-circuitos. Alguns causam até fogo.

A Energisa explicou que lançar objetos nos fios da rede elétrica representa um grande risco para a segurança da comunidade e do sistema elétrico. Isso porque, esses objetos em contato com a rede energizada podem provocar a interrupção no fornecimento de energia, inclusive de serviços essenciais, além de choque elétrico, incêndios, queimaduras graves e até acidentes fatais, em caso do rompimento de algum cabo ou tentativa de retirar o objeto da fiação.

Tais riscos estão relacionados a quaisquer objetos em contato com a rede de energia, como calçados, roupas, pipas, rabiolas. Em situações de temporais, a força do vento também pode lançar placas, telhas, lonas, calhas, galhos e até árvores contra a rede de energia. Da mesma forma, em contato com os fios, esses objetos podem provocar curto-circuito, rompimento de cabos e, consequentemente, a falta de energia.

“Por esses motivos, rotineiramente a Energisa faz a limpeza das redes para a retirada de objetos que ficam presos às estruturas, a fim de garantir a segurança e qualidade do fornecimento de energia à população”, enfatizou Tiago Luis Diório Sanches, gerente do Departamento de Operação da Energisa Sul-Sudeste.

Encontrou algum objeto preso à rede de energia? Nunca tente retirá-lo, nem se aproxime ou toque nos fios. Avise a Energisa pelos canais de atendimento.