Servidores participaram de formação sobre o Censo Escolar 2023

Mais de 80 profissionais entre diretores e secretários de escolas municipais participaram da capacitação

Nessa segunda (22) e terça-feira (23), mais de 80 profissionais entre diretores e secretários escolares municipais participaram de uma formação sobre o Censo Escolar 2023. 

“O principal objetivo em promover esta formação, é auxiliar os profissionais à aplicabilidade do Censo Escolar na plataforma e App do EducaMais, bem como reforçar e incentivá-los a utilizar, de maneira eficiente, este recurso tecnológico que é tão útil no nosso dia a dia de trabalho”, explicou a diretora do Departamento de Recursos Humanos e Informações Escolares da SME, Rejane Corrêa Luz.

Durante os dois dias de encontro, os profissionais foram capacitados para executar as atividades da pesquisa estatística, tendo como pauta relembrar e apresentar os preenchimentos de campos e seus conceitos, as novidades para a coleta de 2023, e as funcionalidades do Sistema Educacenso, vinculados a plataforma “EducaMaisGuarapuava”.

Censo Escolar

Coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País, o Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica.

O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

O Censo Escolar também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).