Servidoras participam de capacitação de ensino para autistas

Ao todo, 55 professoras participaram do curso sobre os princípios básicos da metodologia TEACCH

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, nessa segunda-feira (14), uma formação sobre os princípios básicos da metodologia TEACCH para professores das Salas de Recursos Multifuncionais e Classes Especiais. A iniciativa é desenvolvida para capacitar os professores no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A psicopedagoga com experiência em Educação Infantil e Educação Especial, Margarete Esser, ministrou a palestra que ocorreu no Centro Universitário UniGuairacá. Na ocasião, 55 professoras estiveram presentes.

“Estamos empenhados em proporcionar uma formação continuada e especializada para nossos professores, sempre pensando em capacitar os educadores para atender com excelência às necessidades dos nossos alunos.

Porque sabemos a importância de garantir um ambiente educacional inclusivo e de qualidade, onde cada criança pode aprender de acordo com as suas necessidades individuais”, grifou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

O método TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação, em português) foi criado pelo doutor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, Erick Schopler.

O programa clínico e educacional surgiu como uma iniciativa de pesquisa que observava o comportamento de crianças autistas no dia a dia, fundamentado na psicopedagogia e na psicologia comportamental.

Esse modelo se baseia na adaptação de ambientes e valorização da capacidade cognitiva, buscando promover a autonomia do indivíduo por meio do desenvolvimento de novas habilidades.

“O TEACCH trabalha com os princípios da organização, rotina, tarefas estruturadas, material visualmente mediado, ensino de relações de causa versus efeito, comunicação alternativa, espaço com suas funções, delimitações físicas, eliminação de estímulos concorrentes e controle do comportamento. O método ajuda o autista a se organizar, sempre com um medidor”, informou a assessora pedagógica da SME, Monica Cristina Menon Folador.

Atualmente, a rede de ensino de Guarapuava conta com 57 Salas de Recursos Multifuncionais distribuídas entre 44 unidades. Segundo Elizana Gomes, assessora pedagógica da SME, o momento é apenas o primeiro de uma sequência de capacitações sobre a Metodologia TEACCH.

“A formação abordou a importância do olhar ao estudante como um todo, e ao mesmo tempo, respeitando a sua singularidade. Isto é possível a partira de uma visão prática dos pressupostos pedagógicos que beneficiam a criança, por meio de programas personalizados.

Para ser efetivo o TEACCH tem como princípio um ensino estruturado para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante com Transtorno do Espectro Autista”, finalizou.