Segunda etapa do Projeto Bless é aberta em Guarapuava

O programa oferece ferramentas que promovem a saúde física, emocional e espiritual dos servidores da educação

Promovendo estratégias para gestão de conflitos e comunicação no ambiente escolar, nesta segunda (25), a Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início à segunda etapa do projeto BLESS (Bem-estar, Lazer, Educação, Social e Saúde). Mais de 100 profissionais da educação estiveram reunidos no Auditório do Centro Universitário Campo Real para acompanhar a palestra “Conflitos no ambiente escolar: fugir ou encarar?”, com a formadora Jeciane Golinhaki.

“O BLESS oferece ferramentas e condições melhores de trabalho para lidar com a rotina atarefada e turbulenta da área, promovendo a saúde física, emocional e espiritual dos servidores da educação. Estar aqui hoje, a partir de um convite, não de uma convocação, já mostra certamente o compromisso que nossos servidores têm. Não somente com as crianças, mas principalmente com cada um deles, que está aqui hoje”, disse o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

“Para que a gente possa entregar o nosso melhor para as crianças, é preciso que estejamos bem e felizes. E por mais que tenhamos dificuldades, diversidades, desafios, olhar para dentro de cada um de nós é necessário. Esse cuidado consigo e com as crianças, demonstra o compromisso de nossos servidores de promover uma educação de qualidade para nosso Município”, completou.

Idealizado pelo Departamento de Recursos Humanos e Informações Escolares da SME, o BLESS (Bem-estar, Lazer, Educação, Social e Saúde) foi criado em 2023, visando proporcionar um estilo de vida saudável aos servidores da educação guarapuavana. O projeto, agora no segundo ano, oferece atividades em grupos e atendimentos médicos privados.

Nas terças-feiras, depois do expediente, os servidores se reúnem no auditório da Secretaria de Educação para uma sessão de Meditação. Já nas quintas-feiras, a equipe pratica caminhadas e corridas na Lagoa das Lágrimas, junto com uma profissional da área. Além das atividades em grupo, os servidores contam com atendimentos psicológicos, um cardápio de alimentação adequado e consultas com nutricionista.

“Esse projeto é voltado para todos os servidores da área da educação, pensando realmente na rotina dos nossos servidores. Assim como nós iniciamos no ano passado, esse ano voltamos aos atendimentos com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, caminhada e meditação. Esse projeto vem ao encontro das necessidades e os anseios do nosso público.

E a gente espera estar atendendo da melhor forma, com muita qualidade e efetividade, de uma forma prática, tentando deixar a rotina de maneira mais leve para todos”, declarou a diretora do Departamento de Recursos Humanos e Informações Escolares, Rejane Corrêa da Luz.

Nesta segunda-feira (25), a segunda etapa do projeto BLESS iniciou com a palestra “Conflitos no ambiente escolar: fugir ou encarar?”, valendo um certificado de quatro horas. Ao longo de dois períodos, cerca de 100 servidores estiveram presentes no primeiro dia de formação, realizado no Auditório do Centro Universitário Campo Real.

A palestra foi ministrada pela Mestre em Sociedade e Desenvolvimento, pesquisadora em inovação na educação e empreendedora social, Jeciane Golinhaki. Criadora do Cittadino Games, um projeto didático-pedagógico de jogos transversais sobre cidadania para o ensino médio, a profissional também é formadora de professores e educadora da Cultura da Paz, a compreensão da sala de aula como espaço de transformação social.

“O nosso evento está sendo muito interessante. A gente está trabalhando com os educadores, professores, pessoal que faz atendimento de famílias, supervisores, diretoras, aspectos de como administrar e gerenciar os conflitos no ambiente escolar.

Isso certamente para as famílias, que têm os seus filhos nas escolas, aqui da rede de Guarapuava, vai fazer muita diferença na forma como são recebidos, como são acolhidos nesses ambientes. E a equipe é fenomenal. A gente está trabalhando com bastante disponibilidade de cada um, cada uma que chega aqui para aprender um pouco mais sobre gerenciar conflitos e comunicação não violenta”, contou a palestrante.

No encontro de formação, os participantes experienciaram uma palestra vivencial para  entender de que forma o conflito pode ser gerenciado nos espaços escolares. Além de exercitar estratégias de diálogo e comunicação, por meio da Escuta Ativa e da Comunicação Não Violenta.

O evento é destinado aos profissionais de todos os setores das unidades escolares e departamentos administrativos, que estão em hora-atividade ou receberam dispensa para participar da palestra.

“A experiência foi maravilhosa e me proporcionou aprendizados valiosos que vou levar para minha escola, sobre comunicação, como gerenciar conflitos, e muitas coisas. Então, eu gostaria de expressar minha gratidão pelo curso ministrado pela professora Jeciane. Agradeço também à Secretaria da Educação e ao professor Pablo (de Almeida) pelo apoio e incentivo ao cuidado dos profissionais da educação”, declarou a servente de limpeza da escola Professora Benedita dos Santos, Cleunice de Fátima Marchioro.

Durante esta terça-feira (26), mais duas turmas vão se reunir para acompanhar a palestra.