Projeto paranaense ajuda idosos a usarem tecnologia 

Os vídeos já foram enviados a três mil pessoas, de 100 municípios. No WhatsApp, são 134 grupos e aproximadamente dois mil participantes

A Celepar promove a inclusão digital de paranaenses que estão fora do universo da tecnologia. Desde 2013, quando iniciou essa ação, mais de 10 mil pessoas idosas foram beneficiadas com cursos que ensinam a usar a internet e, mais recentemente, os smartphones. Com a pandemia, os instrutores passaram a gravar vídeos com dicas que são postadas nos grupos de WhatsApp dos ex-alunos.

A iniciativa culminou no projeto #celeparcomvc, que na última semana chegou à marca de 100 vídeos gravados e enviados pelos colaboradores, sendo também possível acessá-los pelo público em geral no canal da Celepar no YouTube.

O projeto consiste na gravação e envio de vídeos curtos sobre assuntos diversos relacionados ao mundo da tecnologia: como fazer pesquisas pelo Google, salvar contatos, tirar fotos (prints) de telas de smartphones, funcionalidades do WhatsApp e o usar aplicativos desenvolvidos pela Celepar.

Desde março de 2020, o projeto atingiu um público de mais de 3 mil pessoas, em pelo menos 100 municípios paranaenses, pelo canal no YouTube e no WhatsApp. No aplicativo de conversas por meio de mensagens são 134 grupos criados desde 2017 e aproximadamente 2 mil participantes.

“Esse projeto mostra que pensamos além do desenvolvimento de tecnologias”, afirma o presidente da Celepar, Leandro Moura. “Nos preocupamos, também, com o lado humano, com as pessoas que têm alguma dificuldade no dia a dia com o uso de seus smartphones. Isso é muito importante neste momento, pois conseguimos eliminar a distância entre cidadãos da terceira idade com as suas famílias durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia”, enfatiza Moura.

De acordo Valéria Carvalho, uma das participantes do cursos, a tecnologia se mostrou uma grande aliada durante a pandemia. “Por essa iniciativa eu aprendi a realizar chamadas de vídeo com mais pessoas num momento crítico de isolamento social”, afirmou.

Vídeos Preferidos – Para comemorar os 100 vídeos enviados, os alunos dos cursos foram convidados a comentar qual tema mais chamou a atenção. Alguns deles serão sorteados e ganharão um kit de prêmios, a ser entregue em casa. O vídeo mais votado será reenviado nos grupos.

A aluna Lisiane Alves contou que um dos vídeos a ensinou fazer colagens e montagens de fotos. “Eu sempre brinco meus amigos nos aniversários e outras datas comemorativas, com uma colagem e mensagem anexa. É o máximo, quem recebe sempre gosta”, contou.

Outra aluna, Aparecida Rocha agradeceu a ajuda de um vídeo em especial. “O conteúdo sobre o auxílio emergencial me possibilitou ajudar uma senhora de 83 anos, que ainda não está aposentada”.

Inscrições – As inscrições nos cursos e workshops de Inclusão Social e Digital para Pessoas Idosas podem ser realizadas clicando AQUi. Os cidadãos interessados serão incluídos na lista de espera para quando os cursos voltarem a acontecer presencialmente, após os protocolos de saúde permitirem.