Projeto Águas da Serra, de Guarapuava, é apresentado em Foz do Iguaçu

Evento, realizado de 22 a 26 de agosto, tem como tema central este ano, “Gestão da água: Responsabilidade de todos”

A Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava (SEMAG), participa do XXIV ENCOB-Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento, realizado de 22 a 26 de agosto, em Foz do Iguaçu, tem como tema central este ano, “Gestão da água: Responsabilidade de todos”.

O XXIV ENCOB é promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB). O evento tem como objetivo principal, promover a integração dos Comitês de Bacias Hidrográficas de todo Brasil e o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

Projeto Águas da Serra – O “Águas da Serra” é um projeto desenvolvido desde 2019 pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Caixa Econômica Federal e tem como objetivo, proteger e recuperar a bacia hidrográfica do rio das Pedras, além de implementar ações voltadas à preservação do manancial de abastecimento público do município de Guarapuava. O projeto foi estruturado e organizado, considerando quatro metas principais, que são: educação ambiental com a comunidade da bacia; recuperação de áreas de floresta e de produção de água; proteção e recuperação de nascentes e readequação de estradas rurais.

Este projeto beneficia diretamente a população rural que habita a Bacia do Rio das Pedras e, indiretamente, a população de todo o município, as usinas hidrelétricas, os municípios vizinhos e a jusante da Bacia. Estima-se que todos os beneficiários ultrapassem 500.000 habitantes.

O projeto conta com a proteção das nascentes da Bacia (pelo método solo-cimento), instalação de cercas, plantio de mudas nativas para a recomposição de mata ciliar e readequação das estradas rurais. O projeto também conta com o trabalho de educação ambiental nas escolas e com a comunidade em geral.

Além da proteção e preservação das nascentes da Bacia do Rio das Pedras, este projeto trará, consequentemente, a melhoria da qualidade da água do manancial de abastecimento de Guarapuava.