Procon-PR cobra explicações sobre aumento no preço do leite

Órgão quer que estabelecimentos justifiquem o novo valor cobrado

O Procon-PR notificou, nesta terça-feira (31), estabelecimentos comerciais e indústrias de laticínios para que apresentem justificativa para o aumento do preço do leite. A denúncia foi feita por consumidores ao aplicativo Menor Preço do programa Nota Paraná.

Segundo o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o trabalho do Procon consiste em várias frentes, como notificação do comércio local e estadual para apuração de eventual abusividade no preço de produtos.

“As ações de fiscalização são  realizadas por iniciativa do órgão e a partir de denúncias de consumidores sobre falta de produto, aumento e ausência de preços, por exemplo”, explicou o secretário. 

Ainda segundo o secretário, os aumentos abusivos serão verificados a partir da comparação do preço de compra e venda dos produtos em meses anteriores e o preço o praticado nas últimas semanas. Ele afirma que as empresas estão sujeitas a multas que variam de R$ 600 a R$ 8 milhões.

Nesta primeira etapa foram notificadas as fabricantes dos leites Líder, Santa Clara, Piracanjuba, Tirol, Batavo, Frimesa, Polly e Colônia Holandesa.