Pela primeira vez, Guarapuava recebe Pint of Science

Festival científico, promovido pela Unicentro, busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível

Guarapuava recebe, pela primeira vez, o Pint of Science, um festival científico mundial que reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. A Unicentro é parceira e uma das patrocinadoras do festival, realizado de 13 a 15 de maio, com financiamento do Laboratório de Genética Molecular (DNA Lab) da universidade.

O Festival – A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.

O Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. A coordenadora do evento e responsável por trazê-lo para cidade, professora Rafaela da Rosa Ribeiro, do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro. falou sobre o projeto que começou na Inglaterra, em 2012,

“Cientistas entenderam que deveriam quebrar a barreira, sair das universidades e mostrar para o público geral o que estava sendo feito dentro delas. Começaram, então, a se reunir em bares e conversar sobre ciência de maneira informal. Logo o projeto se expandiu e, atualmente, está presente em mais de 30 países. No Brasil, são cerca de 180 cidades que irão receber o evento em 2024”, contou.

Novidade em Guarapuava

A professora Rafaela foi a grande responsável pela vinda do evento para a cidade.

“Em 2023, eu me inscrevi para ser a coordenadora do projeto aqui na cidade. Eu conheci o Pint quando fazia doutorado em Campinas e, quando vim para cá, percebi que Guarapuava ainda não recebia o projeto. Decidi inscrever a cidade devido ao potencial dela, pois aqui temos vários bares e restaurantes e várias universidades. Eles reconheceram esse potencial e aprovaram Guarapuava para receber o evento pela primeira vez em 2024”, relatou a professora.

O participante paga apenas o que consumir no estabelecimento – não há cobrança de ingresso. Rafaela ressaltou as vantagens que os locais terão em receber o evento:

“Para os estabelecimentos que irão nos receber não haverá custos. Além disso, o festival será realizado segunda, terça e quarta-feira, dias que os movimentos nesses locais costumam ser menores, então oferecemos essa proposta, de trazer para os locais um público maior nesses dias de menor movimento”, afirmou Rafaela.

Programação – Nos três dias de festival, ocorrerão discussões em diferentes bares e restaurantes da cidade com a participação de diversos professores e especialistas na área. Todos os eventos terão início às 18h30 e os locais têm lugares limitados. Para garantir seu lugar antecipadamente é preciso fazer a reserva acessando o link. A programação completa está disponível no site do evento.