Paraná pode enfrentar calamidades por temporais, alerta meteorologia

Volumes de chuv, em algumas cidades devem atingir marcas que normalmente cairiam em três meses

A MetSul Meteorologia alerta que o cenário de chuva para o Paraná é extremamente preocupante e que o estado pode enfrentar uma calamidade pelos altos volumes de chuva previstos para este fim de outubro e o começo de novembro.

Segundo a MetSul, o que se desenha de chuva para o Paraná é extraordinário. Os volumes de chuva em poucos dias em algumas cidades devem atingir marcas que normalmente cairiam em três meses de primavera em situação semelhante ao que se observou no Rio Grande do Sul no começo do mês de setembro.

A MetSul informa que grande parte do Paraná deve ter chuva de 100 mm a 200 mm nos próximos sete dias, mas muitas cidades vão registrar precipitação de 200 mm a 300 mm. Uma grande área do Centro para o Oeste do estado pode anotar marcas acima de 300 mm com volumes pontuais de 400 mm a 500 mm.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para sete dias no estado do Paraná, segundo o modelo meteorológico alemão Icon, com base na rodada da 0Z desta sexta-feira. No mapa, o indicativo é de acumulados de 200 mm a 400 mm em grande número de locais do Centro para o Oeste paranaense.

Conforme a meteorologia, a chuva aumenta muito no Paraná neste sábado com precipitação forte a torrencial, novamente mais concentrada do Centro para o Oeste paranaense. Só neste sábado, algumas cidades da Metade Oeste do Paraná devem ter 100 mm a 150 mm.

A chuva prossegue em todas as regiões do Paraná no domingo, embora sem volumes tão extremos como se prevê para este sábado. Haverá momentos de chuva moderada a forte em algumas localidades.

Na segunda, a chuva volta a se intensificar com precipitação intensa em diversos pontos do Centro, Oeste, Sudoeste e o Sul paranaense. Na terça, a chuva diminui em grande parte do Paraná e aumenta no Norte do estado, em áreas perto do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

As informações completas podem ser acessadas AQUI.