O talento guarapuavano em evidência no Inverno Gastronômico

Turismo e gastronomia andam juntos e Guarapuava é referência nessas áreas. Além dos diversos atrativos turísticos locais, o município está repleto de pessoas talentosas, como o chef Tales Pacheco, um dos representantes da culinária guarapuavana. Ele foi campeão no Outono Gastronômico, em julho do ano passado, com a Quirera Desconstruída, prato que levava ingredientes regionais como a erva-mate. O prêmio teve alcance estadual, o levando a participar do Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba, onde ocorreu o lançamento nacional do XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontecerá de 10 a 12 de julho, em Guarapuava. “Achei muito interessante. Fizemos a Quirera Desconstruída, falamos um pouquinho da história e como surgiu. Adoro poder cozinhar, comentar sobre isso e introduzir cultura. Isso transforma a cidade e fomenta a gastronomia local”, comentou Tales.

 

Com muita criatividade, o chef cria pratos baseados na cultura regional utilizando a técnica da desconstrução e da fusão. “Escolho um prato de alguma cultura, tento mexer e misturar. Esse ano criei um escondido de barreado que leva mandioca, erva-mate, banana, caldo de frango caipira e outros ingredientes. Vou apresentá-lo no Inverno Gastronômico”, ressaltou Tales. O evento será de 12 a 14 de julho, no Parque do Lago. “Queremos mostrar para as pessoas essa formação de cultura, uma nova maneira de trabalhar a gastronomia. Esses eventos promovem o potencial incrível que Guarapuava tem como polo turístico e rota gastronômica de diversos sabores”, ressaltou.

 

Além de despertar a curiosidade ao paladar dos consumidores, Tales preza pela matéria-prima vinda de pequenos produtores. “Temos que valorizar o que nossa terra produz. Costumo dizer que hoje ser global, é ser local. A região tem pequenos produtores de qualidade e comprar direto deles fomenta a qualidade da nossa gastronomia”, concluiu.

 

Neste ano, o Festival de Inverno Gastronômico terá diversas atrações, entre elas a apresentação de 16 pratos produzidos por chefs de Guarapuava, Candói e Cantagalo que trarão a origem, história de criação e contexto regional. Haverá também a 1º edição do Festival de Cervejas Artesanais, com 30 rótulos de cervejas artesanais produzidas em Guarapuava; Arena Gastronômica, com chefs ministrando aulas show e workshops; 7ª Feira Regional da Agroindústria e atividades culturais.

 

 

Deixe um comentário